domingo, 23 de março de 2008

O MANDAMENTO DO AMOR-I

I-JESUS FAZ DO AMOR O CENTRO DA VIDA

Jesus sabia muito bem que o ser humano só pode realizar-se e ser feliz através do amor. Foi esta a razão pela qual ele fez do amor o seu mandamento.

O judaísmo do seu tempo assentava sobre uma multidão de mandamentos, normas, preceitos e leis que os próprios sacerdotes e doutores da Lei se mostravam incapazes de discernir.

Eis a razão pela qual Jesus se opôs a esse amontoado de coisas inúteis, pondo em seu lugar o mandamento do amor:

“O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos” (Jo 15, 12-13).

Apesar de ser um teólogo judeu, São Paulo entendeu perfeitamente a razão pela qual Jesus pôs no lugar das leis e normas da religião judaica o mandamento do amor.

Eis o que ele diz na carta aos Romanos: “Amar o próximo como a si mesmo resume e cumpre toda a Lei de Moisés” (Rm 13, 8).

Depois acrescenta que o pleno cumprimento da Lei se realiza pelo amor (Rm 13, 10). Inspirado nos ensinamentos de Jesus sobre o amor São Paulo compôs um dos mais belos poemas da literatura universal:

“Ainda que eu fale as línguas dos anjos e dos homens, se não tiver amor não passo de um bronze que soa e faz barulho.

Mesmo que eu tenha o dom da profecia e conheça todos os mistérios, toda a ciência e uma fé tão grande que chegue a deslocar montanhas, se não tiver amor, nada sou (…).

O amor é paciente e prestável. Não é invejoso nem arrogante nem orgulhoso. O amor nada faz de inconveniente nem anda sempre a girar à volta do seu interesse.

Também não se irrita nem guarda ressentimento. Não se alegra com a injustiça, mas rejubila com a verdade.

O amor desculpa tudo e acredita sempre. Espera tudo e tudo suporta. O amor jamais passará” (1 Cor 13, 1-8).

Para levar à plenitude este pensamento de São Paulo, podemos citar a Primeira Carta de São João:

“Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e chega ao conhecimento de Deus.

Na verdade, quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor” (1 Jo 4, 7-8).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: