quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A RESSURREIÇÃO DA CARNE NA VISÃO BÍBLICA-VI

VI-ADÃO E JESUS CRISTO

São Paulo diz que todos fomos prejudicados por fazermos uma só união orgânica com Adão. Por ele nos veio a morte (Rm 5, 12).

Do mesmo modo todos fomos beneficiados sendo vencedores da morte com Cristo, o Novo Adão (Rm 5, 17).

O matrimónio é sacramento desta união de Cristo com a Humanidade. Eis o que diz a Carta aos Efésios:

“Os maridos devem amar as mulheres como os seus próprios corpos. Aquele que ama a sua mulher ama-se a si mesmo. De facto, ninguém jamais aborreceu a sua própria carne.


O homem deixará pai e mãe, ligar-se-á à sua mulher e passarão a ser uma só carne” (Ef 5, 28-31).

É nesta perspectiva que a bíblia vê a ressurreição da Carne. Trata-se, na verdade, de uma visão rica e profunda, além de realista.

Os seres humanos começam por ser aquilo que os outros fizeram deles.Ninguém escolhe a sua raça, língua ou cultura.

Ao habitar-se, isto é, ao tornar-se consciente, o ser humano já está habitado pelos outros.
Dos outros recebemos os talentos, isto é, a matéria-prima para nos realizarmos.

Mas só nos podemos realizar em relações com os outros. O Novo Testamento não entende a ressurreição da carne como uma restauração biológica, mas como a incorporação na comunhão orgânica com Cristo, o Novo Adão.

Isto quer dizer que a incorporação e glorificação dos seres humanos na Comunhão do Reino de Deus dá-se de modo orgânico.

É esta a visão de São Paulo quando afirma: “O marido é a cabeça da mulher como Cristo é a cabeça da Igreja, Seu corpo, e da qual é o Salvador” (Ef 5, 23).

Na Carta aos Filipenses, São Paulo fala das razões que tinha para se gloriar na carne. Ao dizer isto, o Apóstolo não estava a pensar nas suas impressões digitais ou no seu ADN.

Eis as suas palavras: “Também eu poderia confiar na carne. Se os outros o fazem, quanto mais eu poderia fazê-lo: Fui circuncidado ao oitavo dia.

Sou da raça de Israel e da tribo de Benjamim. Na verdade, sou hebreu, filho de hebreus. Quanto à Lei, fui fariseu. No que se refere ao zelo, persegui a Igreja de Deus. No que se refere à justiça da Lei vivi de modo irrepreensível” (Flp 3, 4-6).

Um dia, diz o evangelho de São Mateus, Jesus chamou Satanás a São Pedro, pois este só entendia as coisas segundo os critérios da carne, isto é, do judaísmo e não segundo os critérios de Deus (Mt 16, 23).

Também aqui Jesus não se estava a referir à biologia mas à visão estreita do judaísmo. Pelo contrário, ao abençoar a fé de São Pedro, Jesus diz-lhe que não foi a carne nem o sangue quem lhe revelou a verdade de Cristo e do Evangelho, mas sim o Pai que está nos céus (Mt 16, 16-17).

É nesta perspectiva que os Apóstolos afirmavam a sua fé na “Ressurreição da Carne”.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: