quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O NOSSO DEUS É RICO EM MISERICÓRDIA-V

V-SER MISERIDORDIOSOS COMO O PAI DO CÉU

Jesus pede aos discípulos para imitarem o amor misericordioso de Deus, a fim de se tornarem seus filhos:

“Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso” (Lc 6, 36). Para São Paulo, Deus Pai mostrou o Reu rosto misericordioso ao enviar-nos Jesus Cristo:

“Bendito seja Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de toda a misericórdia e Deus de toda a consolação” (2 Cor 1, 3).

A Carta a Tito diz que, em Jesus Cristo, Deus mostrou plenamente o seu amor para connosco, pois estamos salvos pela gratuidade do seu amor:

“Quando a bondade e o amor de Deus, nosso Salvador, se manifestaram ficámos a compreender que ele nos salvou.

Esta salvação não aconteceu pelos actos justos que tivéssemos praticado, mas porque, pela sua misericórdia, fomos lavados.

Graças ao poder regenerador e renovador do Espírito Santo que ele derramou em abundância sobre nós, por meio de Jesus Cristo” (Tt 3, 4-6).

Dirigindo-se aos pagãos, a primeira carta de Pedro diz-lhes que eles não faziam parte do povo de Deus, mas agora sim, pois em Cristo, obtiveram, a misericórdia da salvação:

“Vós outrora não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; não tínheis alcançado misericórdia, mas agora já a alcançastes” (1 Pd 2, 10).

Nas Bem-aventuranças aparece a obtenção da misericórdia de Deus associada à misericórdia para com os irmãos:

“Felizes os misericordiosos, pois estes alcançarão misericórdia” (Mt 5, 7). Amar os irmãos é tornar-se testemunha da misericórdia de Deus para as pessoas.

No evangelho de Lucas, Jesus pede aos discípulos para serem misericordiosos, como o Pai do Céu é misericordioso (Lc 6, 36).

Na verdade, Jesus Cristo é o grande medianeiro do coração misericordioso Deus. Foi nele que fomos reconciliados com Deus que, agora, não leva mais em conta os pecados dos homens (2 Cor 5, 17-19).

Jesus Cristo tornou-se o fundamento da Nova Humanidade, pois alterou qualitativamente a condição humana: De seres não divinos, as pessoas humanas foram divinizadas através da sua incorporação na Família de Deus.

Em Comunhão Convos
Em Comunhão convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: