quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O NOSSO DEUS É RICO EM MISERICÓRDIA-IV

IV-CRISTO COMO MEDIANEIRO DA MISERICÓRDIA


A misericórdia de Deus revelou-se em Jesus Cristo. É este o pano de fundo de todo o Novo Testamento.

Ao visitar a sua prima Santa Isabel, Maria, reconhece que, em Jesus Cristo, Deus revelou de modo definitivo a sua misericórdia:

“A sua misericórdia perdura de geração em geração sobre aqueles que o temem” (Lc 1, 50).
Do mesmo modo Zacarias, o pai de João Baptista, diz que Deus, ao suscitar o Messias, Deus concretizou o seu plano de amor e misericórdia em favor do povo de Deus:

“Socorreu a Israel se servo, recordando-se da sua misericórdia” (Lc 1, 54). O resto fiel de Israel entre os quais estava o velho Simeão, Zacarias, e os justos que acolheram o Messias enviado por Deus rejubilam.

A síntese deste júbilo está no Canto do Benedictus que São Lucas põe na boca de Zacarias. Em Jesus de Nazaré Deus realizou as promessas que fizera ao povo de Israel:

“Bendito o Senhor Deus de Israel que visitou e redimiu o seu povo, dando-nos um Salvador poderoso na casa de David, seu servo.

Realizou assim o que prometera pela boca dos seus santos, os profetas dos tempos antigos:
Que nos libertaria dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam.

Para mostrar a sua misericórdia a favor dos nossos pais, recordando a sua sagrada aliança e o juramento que fizera a Abraão nosso Pai, segundo o qual haveria de nos conceder a graça:

Que um dia havíamos de o servir sem temor na sua presença, todos os dias da nossa vida.

E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás à sua frente a preparar os seus caminhos, a fim de dar a conhecer ao seu povo a salvação pela remissão dos seus pecados.
Graças ao coração misericordioso do nosso Deus” (Lc 1, 68-78).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: