quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A NATUREZA HUMANA É IMAGEM DA DIVINA-I

I-A PERFEIÇÃO DA NATUREZA HUMANA

A natureza humana é um princípio de acção e estruturação pessoal. A natureza humana é imagem perfeita da divina. Com efeito, a natureza divina concretiza-se em pessoas e a humana também.

Ao mesmo tempo é o conjunto dos possíveis para edificação da humanidade como Comunhão Universal.

Podemos dizer que a natureza humana começa a surgir com os seres humanos, mas só se realiza de modo perfeito no concreto das pessoas em relações de amor.

Na verdade, Os seres humanos têm uma estrutura relacional talhada para o amor. Isto quer dizer que a meta da natureza humana é o amor.

Por outras palavras, a natureza humana começa por ser um dado biológico, mas está programada para atingir o nível espiritual.

Até atingir esta meta, a natureza humana passa por uma série de passos de estruturação os quais, por seu lado, possibilitam os saltos de qualidade que vão dar à vida pessoal.

Como vemos, a natureza humana é uma realidade dinâmica e só atinge o seu topo ao atingir a interioridade pessoal-espiritual em contexto de relações.

Não se trata, portanto, de uma essência, mas de um projecto. A nossa natureza tem duas faces interactivas: a face pessoal e a face social ou comunitária.

Nada é estático nesta realidade em estruturação. Isto quer dizer que a pessoa humana não encontra a sua plenitude em si, mas na reciprocidade das relações de amor.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: