quinta-feira, 2 de outubro de 2008

NOVA CRIAÇÃO PARA UMA NOVA ALIANÇA-III

III-ESPÍRITO SANTO E A NOVA CRIAÇÃO

A seiva que alimenta os ramos, isto é, o Espírito Santo, vem da cepa para os ramos. A Carta aos efésios diz que a presença do Espírito Santo em nós é o selo que nos dá a garantia de que temos um lugar assegurado na Festa da Salvação:

“Foi em Cristo que acreditastes e fostes marcados com o selo do Espírito Santo prometido. Ele é a garantia da nossa herança eterna e nos capacita para dela tomarmos posse, no dia da Salvação” (Ef 1, 13-14).

A Carta soa Romanos diz que aqueles que vivem unidos já não correm qualquer perigo de caminharem para o fracasso:

“Agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus. Com efeito, a lei do Espírito da Vida libertou-nos do pecado e da morte em Cristo Jesus (Rm 8, 1-2).

A Nova Criação, portanto, já é possuidora da Vida Eterna em Cristo ressuscitado. Ao ressuscitar Jesus, Deus fez-nos sentar com ele nos Céus, diz a Carta aos Efésios (Ef 2, 6).

A Primeira Carta aos Coríntios diz que nós somos o Corpo de Cristo e seus membros (1 Cor 12,27).

É normal que onde esteja a cabeça estejam também os outros membros do corpo. Por outras palavras, através da ressurreição de Cristo, Deus restaurou a Humanidade, fazendo dela uma Nova Criação.

Esta restauração, diz São Paulo, é um dom totalmente gratuito: “Deus chamou-nos e salvou-nos através de um chamamento santo.

Não em atenção às nossas obras, mas de acordo com o seu próprio desígnio e a graça que nos concedeu em Cristo Jesus antes de todos os séculos.

Esta graça foi agora revelada pela manifestação do nosso salvador, Jesus Cristo, o qual veio destruir a morte e a difundir a Vida Nova por meio do Evangelho” (2 Tm 1, 9-10).

Em Comunhão convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: