quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A NATUREZA HUMANA É IMAGEM DA DIVINA-II

II-A NATUREZA HUMANA FACE À DIVINA

A matriz a partir da qual emerge a realidade pessoal e espiritual é a natureza humana na sua vertente biológica e psíquica, de modo particular o cérebro.

É verdade que a nossa interioridade pessoal espiritual não se confunde com o nosso cérebro. Mas o cérebro é a matriz da nossa vida psíquica como também da nossa interioridade pessoal e espiritual.

Como princípio de acção estruturante a natureza humana culmina na capacidade de amar. O amor, portanto, pertence à cúpula da acção criadora da natureza humana.

Isto quer dizer que as recusas de amor implicam um dizer não às possibilidades mais nobres da natureza Humana.

Isto ajuda-nos a entender melhor o que significa dizer que a natureza divina é amor, isto é, pessoas em relações de comunhão amorosa.

Do mesmo modo, também a natureza humana é algo a emergir e a estruturar-se para a meta da comunhão amorosa.

Somos verdadeiramente imagem e semelhança de Deus. Os filósofos pagãos da antiguidade grega e mais tarde os filósofos cristãos medievais, pensavam erradamente que a natureza divina era uma essência estática.

Ao contrário do que pensavam estes filósofos, Deus é uma emergência permanente de três pessoas de perfeição infinita, em total convergência de comunhão amorosa.

Podemos dizer que a natureza divina é imutável no sentido de não poder deixar de ser uma novidade a emergir de modo sempre novo.

Deus é novidade permanente no modo de se exprimir como ternura paternal na Primeira pessoa, a Segunda como ternura filial e a terceira como ternura maternal divina.

Estamos muito longe de Aristóteles que definia Deus como o primeiro motor imóvel.
Esta afirmação é totalmente contrária à noção bíblica de Deus.

Segundo a bíblia, Deus está constantemente a fazer história com o seu povo errante e nómada.
O Deus da bíblia acompanha o povo e muda de sentimentos de acordo com a diversidade das situações.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: