segunda-feira, 27 de outubro de 2008

CRISTO COMO CORAÇÃO DAS ESCRITURAS-I

I-OS PROFETAS E O MESSIAS ESPERADO

A primeira profecia messiânica foi pronunciada pelo profeta Natã cerca de mil anos antes de Cristo.

O rei David acabava de conquistar a cidade de Jerusalém e estava a planear construir aí um templo para Deus.

O profeta Natã dirige-se ao rei David dizendo-lhe que não é essa a vontade Deus. Quando ele morrer, acrescenta o profeta, Deus vai suscitar-lhe um filho, o qual irá construir um templo para Deus.

Deus será um pai para o filho do rei. É por esta razão que acasa real de David será sólida e permanecerá para sempre (2 Sam 7, 12-16).

Esta profecia marcou toda a tradição messiânica de Israel, ao ponto de o evangelho de São Lucas a colocar na boca do anjo que anuncia a Maria o nascimento de Jesus:

“Ele será grande e chamar-se-á filho do Altíssimo. Vai herdar o trono de seu pai David. Reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim” (Lc 1, 32-33).

O rei David pensou que a profecia se referia ao seu filho Salomão. Eis a razão pela qual ele começou a preparar o seu filho para esta tarefa grandiosa.

Logo que subiu ao trono, Salomão construiu o templo de Jerusalém, convencido de estar a realizar a profecia de Natã.

No dia da inauguração do templo, o rei Salomão declara que, ao construir o templo, estava a realizar a vontade de Deus, tal como ela foi anunciada a David seu Pai:

“Depois, Salomão colocou-se diante do altar do Senhor, perante toda a assembleia de Israel.
Depois levantou as mãos para o céu e disse: “Senhor, Deus de Israel, não há Deus semelhante a ti, nem no mais alto dos Céus, nem cá em baixo na Terra.

Tu guardas a tua misericordiosa Aliança para com os teus servos que caminham na tua presença de todo o coração.

Tu cumpriste sempre as tuas promessas para com o teu servo David, meu pai. Tudo o que a tua boca anunciou, a tua mão o realizou, como hoje podemos ver.

Agora, Senhor, Deus de Israel, realiza a promessa que fizeste ao teu servo David, meu Pai, quando lhe disseste:

“Nunca mais deixará de sentar-se, diante de mim, no trono de Israel, alguém da tua estirpe, desde que os teus filhos tenham o cuidado de ter uma conduta correcta, caminhando na minha presença, como tu fizeste (…).

Que o teu olhar esteja atento dia e noite sobre este lugar do qual disseste: “Aqui estará o meu nome. Ouve, pois, a oração que, neste lugar, te faz o teu servo” (1 Rs 8, 22-29).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: