terça-feira, 14 de outubro de 2008

O ESPÍRITO DE DEUS HABITA EN NÓS-IV

IV-ESPÍRITO SANTO E A VERDADE

O Espírito Santo é o coração da verdade a emergir no coração das pessoas, de modo especial quando estas a se relacionam em dinâmica de amor.

Na verdade, as relações de amor são o campo fecundo para a verdade emergir. Como princípio animador de relações e vínculo maternal de comunhão orgânica, o Espírito Santo é o coração da verdade.

Podemos dizer que a verdade não é nunca o fruto de uma subjectividade encerrada em si. Deus é a fonte da verdade precisamente por ser uma comunhão amorosa de perfeição infinita.

Com o seu jeito maternal de amar, o Espírito Santo ilumina e suscita o melhor de cada pessoa, fazendo que esse melhor possa convergir.

Na verdade, o Espírito Santo Leva as pessoas a partilhar o melhor de si e a receber alegremente o melhor do outro, conduzindo-as à Verdade Plena.

Eis o que Jesus disse aos seus discípulos: “Mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse é que vos ensinará tudo, e há-de recordar-vos tudo o que eu vos disse” (Jo 14,26).

Depois, acrescenta noutra passagem: “Quando ele vier, o Espírito da Verdade, há-de guiar-vos para a Verdade Plena” (Jo 16, 13).

De facto, o Espírito Santo está no centro da verdade a emergir na mente e no coração das pessoas.

São Paulo entendeu muito bem esta dinâmica do Espírito Santo em nós quando disse que o Espírito Santo habita no nosso coração como num templo (1 Cor 3, 16).

Nunca estamos sós, pois o Espírito Santo é uma presença que nos faz nascer de novo, a fim de nos conduzir à plenitude do Reino (Jo 3, 6).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias


Sem comentários: