quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A RESSURREIÇÃO DA CARNE NA VISÃO BÍBLICA-V

V-A RESSURREIÇÃO DA CARNE

No evangelho de São João, Jesus diz que a carne que ele nos dá a comer é a carne de um ressuscitado e não uma realidade de ordem biológica (Jo 6, 62-63).

Na realidade, o homem carne, na cultura bíblica, é mais um conceito genealógico e espiritual do que biológico, embora o pensamento bíblico não fizesse esta dissociação.

Firme era certeza de que o homem carne, após a morte, continua a subsistir, apesar de estar em estado de morte. De facto, o ser humano só vive na medida em que convive.

Com a morte, diz o Livro do Génesis, o corpo do ser humano volta ao pó do qual fora tirado:

“Comerás o pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra da qual foste tirado, pois tu és pó e ao pó voltarás” (Gn 3, 19).

Reduzido a si, o ser humano não encontra a sua plenitude, pois a pessoa só se encontra e possui através das relações de fraternidade e comunhão.

Privada do diálogo e do face a face amoroso, a pessoa está em estado de morte. Aplicado aos seres humanos, o termo carne é a pessoa como interioridade que se estrutura em comunicação com os outros e só encontra plenamente em relações com os demais.

Por outro lado, a plenitude das relações com Deus e os outros não pode acontecer sem a acção do Espírito Santo.

A difusão do Espírito por toda a carne, significa precisamente a ressurreição universal da Humanidade em Cristo.

Foi assim que os actos dos apóstolos entenderam as palavras do profeta Joel: “Mas tudo isto é a realização do que disse o profeta Joel:

“Nos Últimos dias, diz o Senhor, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne. Os vossos filhos e as vossas filhas hão-de profetizar. Os vossos jovens terão visões e os vossos anciãos terão sonhos (Act 2, 16-17).

De facto, o homem carne é a pessoa estruturada em relações e talhada para a comunhão. Unir-se a Cristo ressuscitado, diz São Paulo, é fazer com ele um só Espírito:

“Aquele que se une ao Senhor constitui com Ele um só Espírito” (1Cor 6, 17).Ressuscitamos em Cristo na medida em que formamos com ele uma só carne, isto é, uma comunhão orgânica e interactiva.

Fomos baptizados no mesmo Espírito, diz São Paulo, a fim de formarmos um só corpo com Cristo (1Cor 12, 13).

É este o sentido da comunhão na Eucaristia, diz a Primeira Carta aos Coríntios: “Comemos do mesmo pão porque formamos um só corpo (1Cor 10, 17).

Em comunhão convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: