
Deus sente os sons e as vibrações harmoniosas da génese criadora do Universo. Conhece também a multidão dos mistérios ocultos à inteligência dos homens.
E por ser um Deus comunicação e diálogo, dele emerge a verdade na aridez desumana onde ainda existe muita falsidade.
Se tivermos presente a natureza e a amplitude da Verdade, compreendemos a razão pela qual esta só pode habitar de modo pleno no coração de Deus.
De facto, a Verdade é a compreensão e enunciação correcta e adequada da realidade: Deus, o Homem, a História e o Universo.
Jesus tinha toda a razão quando afirmou: “Eu sou a o Caminho a Verdade e a Vida. Ninguém pode ir ao Pai senão por mim” (Jo 14,6).
No evangelho de São João, Sempre que Jesus utiliza a expressão “EU SOU” está a afirmar a sua condição Divina.
Foi com a expressão “EU SOU” que Deus se revelou a Moisés no Monte Horeb, diz o Livro do Êxodo: “Deus disse a Moisés: “Eu sou aquele que sou.
Assim dirás aos filhos de Israel: “Eu Sou, enviou-me a vós!” (Ex 3, 14). Esta expressão é usada por Jesus com uma claridade indiscutível quando, no templo, ele afirma aos judeus:
“Jesus respondeu-lhes: “Em verdade em verdade vos digo: antes de Abraão existir “EU SOU” (Jo 8, 58).
Graças ao Espírito Santo que consagra profetas e apóstolos, não faltam vozes de denúncia neste mundo onde há tanta falta de critérios para edificar uma História com critérios humanizantes.
Calmeiro Matias
Sem comentários:
Enviar um comentário