segunda-feira, 27 de outubro de 2008

CRISTO COMO CORAÇÃO DAS ESCRITURAS-III

III-JESUS É O FILHO DE DAVID ANUNCIADO

Perante textos como estes não é difícil ver onde São Lucas foi buscar o seu texto da anunciação, pondo na boca do anjo uma mensagem que é, de facto, uma síntese a esperança messiânica do Antigo Testamento:

“Disse-lhe o anjo: “Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus.

Ele será grande e vai chamar-se filho do Altíssimo, pois o Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim” (Lc 1, 30-33).

Os profetas vão ampliar e fortalecer a esperança messiânica, ao ponto de os tempos messiânicos surgirem como a plenitude dos tempos.

O profeta Isaías exulta perante os tempos gloriosos que virão quando Deus suscitar o filho prometido a David.

Ele vê o Messias como o sinal visível da bondade e da presença de Deus no meio do povo:
“Um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado. Sobre os seus ombros recairá o ceptro do poder real.

Será chamado Conselheiro Maravilhoso, Deus Altíssimo, Pai eterno, Príncipe da paz” (Is 9, 6).
Face à incredulidade do rei Acaz, o profeta Isaías enfrenta-o e diz-lhe que Deus lhe vai dar um sinal.

A jovem rainha estava grávida e Isaías diz ao rei que essa gravidez é um sinal de que Deus vai realizar o que lhe prometeu.

A gravidez da jovem rainha é o sinal que a promessa de Deus se vai realizar, mas não na pessoa do rei Acaz, pois ele portou-se como um incrédulo.

A gravidez da jovem rainha é o sinal de que a porta dofuturo está aberta. Há, pois, condiçõespara Deus realizar o que anunciou ao profeta David!

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: