segunda-feira, 27 de outubro de 2008

CRISTO COMO CORAÇÃO DAS ESCRITURAS-IV

IV-JESUS É O MESSIAS, O DEUS CONNOSCO

O rei Messias será o Emanuel, isto é, o Deus connosco (Is 7, 14). Moisés foi enviado por Deus, a fim de conduzir o povo pelo deserto e, deste modo, poder atingir a terra prometida.

Do mesmo modo Deus vai enviar um líder que, no deserto, vai preparar e conduzir o povo ao Messias prometido:

“Uma voz clama no deserto: “Preparai os caminhos do Senhor. No deserto endireitai os caminhos para o Senhor nosso Deus” (Is 40, 3).

Estamos perante um texto escrito no tempo do exílio de Babilónia. A intenção do autor era elevar o ânimo do povo escravizado pelos Caldeus.

O profeta tenta dizer aos exilados de Babilónia que, tal como Deus conduziu os escravos do Egipto pelo deserto até atingirem a plena liberdade na terra prometida, assim vai acontecer agora.

Mas os escritores do Novo Testamento, preocupados com a realização das Escrituras em Cristo, aplicam este texto a João Baptista.

Segundo Lucas, João Baptista realiza o papel do líder que, no deserto, prepara o povo para acolher o Messias anunciado pelos profetas:

“João começou a percorrer toda a região do Jordão, pregando um baptismo de penitência para a remissão dos pecados, como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías:

Uma voz clama no deserto: “preparai os caminhos do Senhor, e endireitai as suas veredas.
Toda a ravina será preenchida, todo o monte e colina serão abatidos.

Os caminhos tortuosos ficarão direitos e os escabrosos tornar-se-ão planos. E toda a criatura verá a salvação de Deus” (Lc 3,3-5).

Em comunhão convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: