segunda-feira, 27 de outubro de 2008

CRISTO COMO CORAÇÃO DAS ESCRITURAS-V

V-O MESSIAS E A FORÇA DO ESPÍRITO

Isaías compara o Messias a um renovo, isto é, a um rebento saído de uma planta chamada Jessé, isto é, o Pai de David.

Sobre ele repousará o Espírito de Deus que o capacitará para criar uma Nova Humanidade:
“Brotará um rebento do tronco de Jessé, e um renovo brotará das suas raízes.

Sobre ele repousará o Espírito do Senhor: Espírito de sabedoria, Espírito de entendimento, Espírito de Conselho, Espírito de Fortaleza, Espírito de Ciência e de Temor do Senhor.

Não julgará pelas aparências nem proferirá sentenças somente pelo que ouviu dizer. Pelo contrário, julgará os pobres com justiça e os humildes da terra com equidade (…).

Então o lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito.
O novilho e o leão comerão juntos, e um menino os conduzirá (…).

A criancinha brincará na toca da víbora e o menino acabado de desmamar meterá a mão na toca da serpente.

Não haverá dano nem destruição em todo o meu santo monte. A terra estará cheia do cheia do conhecimento do Senhor” (Is 11, 1-9).

É difícil dizer de maneira mais bonita o sonho da Nova Humanidade! O profeta Jeremias dirá que a Humanidade restaurada pela acção salvadora do Messias é obra do Espírito Santo, o qual será o selo de uma Nova Aliança indestrutível:

“Dias virão em que firmarei uma Nova Aliança com a Casa de Israel e a casa de Judá, oráculo do Senhor.

Não será como a aliança que estabeleci com seus pais, quando os tomei pela mão para os fazer sair da terra do Egipto, aliança que eles não cumpriram, apesar de eu ser o seu Deus, oráculo do Senhor.

Esta será a aliança que eu estabelecerei, depois desses dias, com a casa de Israel, oráculo do Senhor:

Imprimirei as minhas leis no seu íntimo e gravá-las-ei no seu coração. Serei o seu Deus e eles serão o meu povo (…).

Todos me conhecerão desde o maior ao mais pequeno, pois a todos perdoarei os seus pecados e não mais me lembrarei das suas iniquidades, oráculo do Senhor” (Jer 31, 31-34).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: