quinta-feira, 3 de julho de 2008

RETRATO DO DEUS DA ALIANÇA-VI

VI-A NOVA ALIANÇA

Devido às constantes infidelidades do povo, Deus começa a anunciar, através dos profetas, uma nova aliança.

O Espírito de Deus é a garantia da permanência da Nova Aliança. Mesmo as vidas estéreis se tornarão fecundas, diz o profeta Isaías:

“Isto diz o Senhor aos eunucos que observam os sábados, que escolhem o que lhe agrada e ficam firmes na aliança:

“Dar-lhes-ei, no meu templo e dentro das minhas muralhas, um monumento e um nome mais valioso que os filhos e as filhas” (Is 56, 4-5).

Na economia da Nova Aliança, os estrangeiros terão lugar em Jerusalém e entrarão, cheios de alegria, no templo de Deus.

Deus acolherá os seus sacrifícios com agrado, acrescenta Isaías (cf. Is 56, 6-7). A Nova Aliança será um manancial da Palavra de Deus:

“Esta é a minha aliança com eles, diz o Senhor. O meu Espírito está sobre ti, e as palavras que coloquei em ti, jamais se afastarão da tua boca e da boca dos teus filhos, desde agora e para sempre” (Is 60, 19-22).

Quando o Senhor estabelecer a Nova Aliança, Jerusalém será totalmente renovada. Já não será iluminada pelo sol durante o dia nem pela lua durante a noite, pois Deus será a sua luz eterna” (Is 60, 19-22).

A Nova Aliança já não será estabelecida sobre as tábuas da Lei, as quais desapareceram quando os caldeus invadiram Jerusalém.

O profeta Jeremias, contemporâneo deste facto, diz claramente que a nova aliança não assenta num coração de pedra, alusão às tábuas de pedra, mas num coração de carne.

A nova aliança não assenta na letra da Lei, mas no grande dom do Espírito. A Arca da Aliança guardava o coração de pedra. Mas a nova aliança vai assentar num coração novo, não de pedra mas de carne.

A Arca da Aliança não tem cabida na dinâmica da Nova Aliança, diz o profeta Jeremias:
“Quando crescerdes e vos multiplicardes no país, oráculo do Senhor, já ninguém mais falará na Arca da Aliança do Senhor.

Ninguém mais se lembrará dela, nem sentirão a sua falta, nem voltarão a fazer outra” (Jer 3, 16).
Deus tem em mente um plano para realizar uma Nova Aliança, acrescenta Jeremias:

“Dias virão em que farei uma Nova Aliança com Israel e Judá. Não será como a aliança que fiz com seus pais quando os tomei pela mão e os tirei da terra do Egipto.

A Nova Aliança é assinada no coração das pessoas e não em tábuas de pedra, diz Jeremias:
“A aliança que vou fazer com Israel, oráculo do Senhor, será assim: colocarei as minhas leis no seu peito, gravá-las-ei no seu coração.

Eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus” (Jer 31, 31-33). E ainda: “Farei com eles uma aliança eterna. Nunca deixarei de lhes fazer bem.

Colocarei no seu coração o meu temor, a fim de que não se afastem de mim” (Jer 32, 40).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: