sábado, 5 de julho de 2008

DO DEUS DA IRA AO PAI BONDOSO-II

II-DEUS PLANEIA A RENOVAÇÃO DO HOMEM

“Dar-lhes-ei um coração novo e infundirei no seu íntimo um espírito novo. Arrancarei do seu peito o coração de pedra e dar-lhes-ei um coração de carne, a fim de caminharem sobre os meus preceitos e observarem as minhas leis.

Então eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus” (Ez 11, 19-20). Naquele dia Deus vai fazer surgir o Homem Novo, o qual é obra do Espírito Santo:

“Dar-vos-ei um coração novo e introduzirei em vós um Espírito renovado. Arrancarei do vosso peito o coração de pedra e vos darei um coração de carne.

Dentro de vós porei o meu Espírito, a fim de seguirdes as minhas leis e praticardes os meus preceitos” (Ez 36, 26-27).

Oseias diz que a restauração do povo acontecerá em três dias, texto que o Novo Testamento vai interpretar como tratando-se de uma profecia sobre a ressurreição de Cristo:

“Deus dar-nos-á a vida em dois dias e ao terceiro dia nos levantará” (Os 6, 1-2). Segundo os textos apocalípticos do dia da ira, a maior parte da Humanidade seria destruída pela ira de Deus.

Só o pequeno resto escapará. As pessoas ficarão cheias do Espírito Santo, passando a formar o Reino Santo de Deus, diz o profeta Isaías (Is 7, 3; 10, 20-22).

Deus fará, então, uma Aliança definitiva com este resto restaurado, diz o profeta Jeremias:“Dias virão em que firmarei um Nova Aliança com a casa de Israel e a casa de Judá Oráculo do Senhor (…).

Esta será a Aliança que estabelecerei, depois desses dias com a casa de Israel, oráculo do senhor:
Imprimirei a minha lei no seu íntimo e gravá-la-ei no seu coração. Serei o seu Deus e eles serão o meu povo (Jer 31, 31-33).

De modo gradual e progressivo, o judaísmo posterior aos profetas começa a associar o dia da Ira à vinda do Messias.

Quando o Messias vier, ele vai criar a Nova Humanidade, destruindo o pecado e os pecadores.
A própria pregação de João Baptista situava-se nesta linha.

Eis o que diz o evangelho de São Lucas: “João dizia às multidões que acorriam para serem baptizadas: Raça de víboras quem vos ensinou a fugir da cólera que está para chegar” (Lc 3, 7).

João era um continuador da grande tradição dos profetas de Israel. No evangelho de São Mateus, João Baptista ameaça os fariseus e os saduceus com o dia da ira que estava para chegar:

“Vendo que muitos fariseus e saduceus vinham ao seu baptismo, João dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da cólera que está para chegar (…).

O machado já está posto à raiz das árvores e toda a árvore que não dá fruto vai ser cortada e lançada no fogo (…).

O que vai chegar baptizar-vos-á no Espírito Santo e no fogo. Ele tem na sua mão a pá de joeirar, limpará a sua eira e recolherá o trigo no celeiro, mas queimará a palha num fogo inextinguível” (Mt 3, 7-12).

Em comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: