quinta-feira, 10 de julho de 2008

FIM DO MUNDO E JUÍZO FINAL EM SÃO PAULO-IV

IV-REINADO MESSIÂNICO E RESTO FIEL

É enorme a influência dos textos apocalípticos dos profetas nos textos do Novo Testamento.
Os textos apocalípticos do Antigo Testamento são o material com que os autores do Novo Testamento elaboram o cenário da Segunda vinda Cristo.

Para São Paulo, a Vinda de Cristo como rei messiânico significa o fim do mundo velho. “Se alguém está em Cristo, diz ele, é um Nova Criação. Passou o que era velho” (2 Cor 5, 17).

Na sua maneira de entender, a parusia, a vinda de Cristo, vai dar-se muito em breve. Se Cristo já ressuscitou, não há razão para permanecermos no mundo velho.

O Espírito Santo é a força transformadora de Cristo ressuscitado. Este Espírito já nos foi derramado sobre a Humanidade.

Como força criadora do Mundo Novo, o Espírito Santo já presente e activo nas comunidades cristãs espelhadas pelo mundo,

São Paulo diz que o dia do Senhor virá como um ladrão pela calada da noite (1 Tes 5, 2). O dia do Senhor será um dia de tragédia e destruição para os que se opõe ao Evangelho e ao plano salvador de Deus.

Mas para os eleitos esse será um dia de glória e alegria, pois é o dia da salvação e da libertação para o resto fiel.

A primeira carta aos Tessalonicenses é o documento do Novo Testamento que melhor testemunha a tensão escatológica da primeira geração cristã (cf. 1, 3; 4, 13-18; 5, 1-11 4, 13-18; 5, 1-11; 5, 23-24).

Para os que vivem para o Senhor esse dia será em que farão a experiência da misericórdia do Senhor e da sua glorificação.

Mas para os inimigos de Cristo esse será o dia da ira e da destruição. Nesse dia acontecerão as tragédias e os castigos anunciados pelos apocalipses dos profetas (cf. Am 5, 18-20; Jl 2, 1;3, 14;Ez 30, 20-21; Mal 3, 19-23).

Para São Paulo, os cristãos formam o resto fiel de que falaram os profetas, os quais escaparão ao dia da ira:

“Deus não nos reservou para a ira mas para a salvação que nos vem de Nosso Senhor Jesus Cristo (1 Tes 5, 9).

O resto fiel é preservado da maldade do mundo, a fim de participar no Reino da glória de Deus (1 Tes 2, 12).

Os cristãos falecidos vão ressuscitar no dia da vinda do Senhor, a fim de participarem na festa da salvação (1 Tes 4, 15-17).

Deus é fiel e por isso fortalece, a fim de aparecermos irrepreensíveis no dia da vinda de Cristo (1 Cor 1, 8; 1 Tes 3, 13; 5, 23-24).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: