quinta-feira, 10 de julho de 2008

FIM DO MUNDO E JUÍZO FINAL EM SÃO PAULO-I

I-O FINAL DA HISTÓRIA EM SÃO PAULO

Falar de São Paulo é falar do maior teólogo da primeira geração cristã. Por ser um teólogo judeu convertido à Fé Cristã, São Paulo encontrava-se numa situação privilegiada para compreender o plano salvador de Deus realizado em Cristo.

Com Jesus Cristo, Diz São Paulo, chegou a plenitude dos tempos, isto é, a História entrou na fase dos acabamentos (1Cor 10-11).

Com a ressurreição de Jesus Cristo, a Humanidade recebe o dom do Espírito Santo que a incorpora na Família de Deus (Rm 8, 14-16; Gal 4, 4-7).

O fim da História humana vai acontecer com a segunda vinda de Cristo constituído rei e Cabeça da Nova Humanidade (Col 1, 15-20; Flp 2, 6-11).

Com a sua ressurreição, Jesus foi constituído rei e investido como Senhor de toda a Criação (Rm 1, 3-5).

No dia em que o Senhor aparecer (parusia), os mortos ressuscitarão e os vivos serão arrebatados nos ares e, num abrir e fechar de olhos, ficarão plenamente espiritualizados.

São Paulo estava convencido de que a segunda vinda de Jesus Cristo ia acontecer muito em breve.

Estava absolutamente convencido de que graças à ressurreição de Jesus Cristo, a morte tinha sido vencida para toda a Humanidade (1 Cor 15, 26).

Como teólogo judeu, São Paulo tinha uma visão orgânica da Humanidade: os seres humanos fazem uma união orgânica e dinâmica como os ramos de uma árvore gigante com o seu tronco.

Se Cristo ressuscitou, então também nós somos ressuscitados e glorificados com ele.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: