segunda-feira, 14 de julho de 2008

A FORÇA CRIADORA DA ESPERANÇA CRISTÃ-II

II-ESPERANÇA E PLANO SALVADOR DE DEUS

A esperança cristã tem um fundamento sólido, pois alicerça-se no conhecimento do plano de Deus e da vontade divina a respeito de cada ser humano.

Os cristãos sabem que a sua fé e a sua esperança são um dom de Deus e não uma mera conquista da inteligência humana.

O conteúdo da esperança assenta na revelação do plano de Deus para a Humanidade. O Espírito Santo ajuda os crentes a saberem integrar a sua história pessoa dentro da História humana.

Ao integrar a sua história no plano universal de Deus, o crente torna-se capaz de inserir a sua história pessoal no plano salvador de Deus.

Ao inserir a sua história pessoa na História geral da Salvação, a pessoa fica forte para transformar os acontecimentos que podem ser transformados e integrar na sua história pessoal os acontecimentos que não pode transformar.

A esperança cristã, por assentar na Palavra de Deus, abrindo-nos os horizontes da nossa incorporação na Família de Deus.

São Paulo rejubilava ao aperceber-se de os seres humanos são incorporados pelo Espírito Santo na Família de Deus.

Somos, dizia ele, filhos e herdeiros de Deus Pai, bem como irmãos e co-herdeiros do Filho de Deus (Rm 8, 14-16).

Graças à força da sua esperança, os cristãos. Tenho a certeza, diz São Paulo, de que os sofrimentos do tempo presente nada são em comparação com a alegria e felicidade que nos aguarda o futuro em Deus (Rm 8, 18).

A Esperança cristã facilita aos crentes a vivência do baptismo no Espírito, isto é, essa abertura permanente à acção do Espírito Santo no seu coração.

São Paulo dizia que o Espírito Santo é o amor de Deus derramado n os nossos corações (Rm 5,5)
Devemos estar abertos aos apelos e inspirações do Espírito Santo, continua São Paulo, pois ele habita em nós como num templo (1 Cor 3, 16).

A confiança no amor e na fidelidade deste Deus, dinamiza a nossa vida e abre o nosso coração para compromissos novos, que nos ajudem a alcançar os horizontes da nossa esperança.

A esperança cristã capacita-nos para vivermos intimamente unidos a Deus e cooperar com a presença do Espírito que nos quer conduzir para plenitude da Família Divina.

Dirigindo-se aos pagãos que aderiram ao Evangelho, a Carta aos Efésios diz-lhes que antes de serem cristãos eles viviam sem esperança no mundo (Ef 2,12).

Isto quer dizer que não saboreavam os acontecimentos como fazendo parte de um projecto de amor e salvação.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: