terça-feira, 8 de julho de 2008

CRESCIMENTO PESSOAL NA ADOLESCÊNCIA-IV

IV-ADOLESCÊNCIA E VALORES

A adolescência é um período cheio de incontáveis oportunidades e desafios.
Feliz do adolescente e do jovem que começa a decidir e optar orientado pelos valores que conduzem à maturidade e realização pessoal.
Eis alguns destes valores:
Verdade;
Lealdade;
Honestidade;
Justiça;
Fidelidade à sua consciência;
Capacidade de gerir a própria vida;
Atenção aos outros;
Coragem para manifestar e defender as próprias convicções;
Fraternidade;
Coragem para defender os que estão a ser injustamente marginalizados ou machucados;
Disponibilidade para se comprometer com causas sociais importantes.

Na medida em que o adolescente comece a orientar a sua acção por estes e outros valores básicos, está a configurar de modo positivo o seu próprio futuro.

Podemos dizer que o futuro de um jovem ou adolescente depende em grande parte da capacidade de conduzir e orientar bem as oportunidades que se lhe apresentam neste período importante da sua vida.

Por seu lado, os pais que apresentam aos filhos os critérios, a sabedoria e os valores para decidirem de modo seguro estão a oferecer-lhes excelentes possibilidades de realização.

Os critérios, a sabedoria e os valores são ferramentas preciosas e indispensáveis para os adolescentes modelarem a sua personalidade numa linha correcta.

Como sabemos, a pessoa faz-se, fazendo. Torna-se capaz de optar, optando. Quanto mais o adolescente for iniciado na arte de decidir e optar correctamente, mais vai sendo capaz de se construir como pessoa livre, consciente e responsável.

No interior da pessoa vai-se formando de modo progressivo um núcleo de decisão onde se combinam os valores transmitidos pela educação, os quais nos dão critério para escolhermos de modo acertado.

Este núcleo de decisão e confronto com os valores é chamado pela Bíblia de coração e ao qual nós damos o nome de consciência.

Visto nesta perspectiva, o coração é o ponto de encontro do melhor que recebemos dos outros com a luz e a voz do Espírito Santo que nos convida a agir de acordo os valores inscritos pelos outros em nós.

Os pais e os educadores são as principais mediações para se estruturar o coração, isto é o ponto de encontro onde se encontram face a face o que recebemos dos outros, a nossa sensibilidade e a voz do Espírito Santo.

A pessoa responsável é aquela que responde de modo correcto a estas interpelações e apelos que levamos no mais íntimo do nosso ser.

O coração é o santuário sagrado do adolescente no qual ninguém pode entrar para decidir ou optar, substituindo-o.

Por outras palavras, o adolescente só poderá ser livre, consciente e responsável na medida em que seja ele a entrar no labirinto interior da sua consciência e encontrar a sua própria saída.

No entanto, ele não se pode esquecer que é fundamental escutar os outros, sobretudo os que têm uma experiência maior nesta caminhada da realização humana.

Os outros não podem substituir-nos, mas são mediações fundamentais para nós encontrarmos as saídas certas que nos conduzem à maturidade psíquica e espiritual.

Nesta tarefa da nossa realização ninguém nos pode substituir, mas também é verdade que ninguém se pode realizar sozinho.

Como vemos, a pessoa não é uma ilha. Pelo contrário, forma um todo orgânico com toda a Humanidade.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: