quinta-feira, 3 de julho de 2008

RETRATO DO DEUS DA ALIANÇA-IV

IV-MOISÉS E A FIDELIDADE DE DEUS

E, ao longo dos tempos, Deus foi dando provas da sua fidelidade à aliança que fizera com Abraão:
“Eu ouvi os gemidos dos filhos de Israel que os egípcios escravizaram e lembrei-me da minha aliança” (Ex 6, 5).

Após a saída do Egipto, Deus de novo renova a sua aliança como o povo de Abraão, agora liberto da escravidão:

“Se observardes a minha aliança sereis a minha propriedade especial entre todos os povos” (Ex 19, 5).

Deus renovou a sua aliança com o povo de Israel através de Moisés, entregando-lhe os dez mandamentos escritos em duas tábuas de pedra.

Ao construir a tenda da aliança, isto é, o santuário que o povo bíblico levava consigo, as tábuas dos mandamentos ficaram guardadas dentro da chamada Arca da Aliança:

“Dentro da arca coloca o documento da aliança que te dei” (Ex 25, 16). Deus entregou por escrito o documento da aliança, diz o Livro do Génesis, a fim de permanecer como testemunho:

“Deus disse ainda a Moisés: escreve estes mandamentos, pois é de acordo com eles que eu faço a aliança contigo e com Israel” (Ex 34, 27).

O livro do Deuteronómio insiste na necessidade de ser fiéis a aliança de Deus, cumprindo os Mandamentos escritos nas tábuas de pedra:

“Deus comunicou-vos a sua aliança, diz o Livro do Deuteronómio, a fim de que cumprísseis as dez palavras que Ele escreveu em duas tábuas de pedra” (Dt 4, 13).

O Deus da aliança é fiel e verdadeiro: “Reconhece que Yahvé, teu Deus, é o único Deus, o Deus fiel que mantém a sua aliança e o seu amor por mil gerações em favor dos que o amam e observam os seus mandamentos” (Dt 7, 2).

Os Dez Mandamentos, a terra prometida e uma descendência numerosa constituem os elementos básicos da aliança de Deus com o Povo bíblico:

“Inclina-te, Senhor, do Céu, a tua morada santa, e abençoa Israel, teu povo e a terra que nos deste, tal como prometestes aos nossos antepassados. Tu juraste dar-lhe uma terra onde corre leite e mel” (Dt 26, 15).
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: