quinta-feira, 10 de julho de 2008

FIM DO MUNDO E JUÍZO FINAL EM SÃO PAULO-V

V-A VINDA DO SENHOR

Os que se obstinam na prática do mal estão a acumular razões de condenação para o dia da ira de Deus (Rm 5, 9).

Para os eleitos, o dia do Senhor é motivo de alegria e exultação, pois eles formam o grupo dos eleitos que foram marcados com o Espírito Santo que é o selo da salvação de Deus (Ef 4, 30).

Nós não andamos nas trevas de modo a ser surpreendidos no dia do Senhor (1 Tes 5, 4). Devemos vigiar e estar atentos, pois este dia está próximo (Flp 4, 5;Rm 13, 11).

Na verdade, nós já chegámos a estes tempos que são os últimos (1 Cor 10, 11). Esse será o dia da vingança em que o Senhor vai chegar com todo o seu poder, acompanhado dos seus anjos (2 Tes 1, 5-10).

Os eleitos devem permanecer tranquilos, pois para eles não há condenação. Na verdade, ninguém nos poderá separar do amor de Cristo (Rm 8, 35-39).

O resto dos eleitos será reunido dos quatro cantos da terra, a fim de formar o Reino Messiânico, diz o evangelho de São Marcos. A estes a ira não os atingirá (Mc 13, 26).

Os judeus que troçam do anúncio da Segunda vinda diz a Segunda Carta de São Pedro, fazem parte do grupo dos ímpios reservados para o dia da ira (2 Pd 1, 16-17).

Estes serão punidos com o fogo, o flagelo que atingiu os habitantes de Sodoma (2 Pd 2, 7-8). Se Deus tem atrasado um pouco esse dia, é para possibilitar a salvação do maior número possível (2 Pd 3,3).

São Paulo pensava que o Reino de Cristo, na Terra, duraria apenas o tempo suficiente para Cristo dominar os poderes maléficos que vagueiam pelos ares.

Depois, o Senhor ressuscitado entregará o Reino ao Pai, afim de Deus ser tudo em todos (1 Cor 15, 24-28).

São Paulo não é milenarista como o autor do Apocalipse, para quem o reino messiânico, sobre a terra, durará mil anos.

O evangelho de São João tem uma visão profundamente diferente da visão do Apocalipse e mesmo da de São Paulo.

Eis o que Jesus diz neste evangelho: “Eu não vim para julgar o mundo, mas para o salvar” (Jo 12, 47).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: