sábado, 12 de julho de 2008

BREVE HISTÓRIA DA TERNURA DE DEUS-III

III-ASSUMIDOS EM DEUS PELO AMOR

Deus é, de facto, a fonte da Vida e do bem. O Espírito Santo ajuda-nos a compreender este mistério da fecundidade de Deus em nós e capacita-nos para o anunciarmos aos nossos irmãos.

Se vivermos o mandamento do amor, tal como Jesus nos propõe, ficamos aptos para conhecer Deus, pois Deus é amor.

Eis as palavras da Primeira Carta de São João a este respeito: “O amor vem de Deus. Todo o que ama nasceu de Deus e faz a experiência de Deus, pois Deus é amor” (l Jo 4. 7-8).

Depois acrescenta: “Ninguém jamais viu a Deus. Mas se nos amarmos uns aos outros, Deus prova que está em nós, e o seu amor, em nós, é fecundo.

Deste modo tomamos consciência de que partilhamos a vida divina, pois temos em nós o Espírito Santo” (1 Jo 4, 12-13).

O Espírito Santo é a ternura maternal de Deus. Assim como Deus Pai ama com um jeito paternal, o Espírito Santo ama com um jeito maternal.

Ele é, como diz São Paulo, o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5,5). É por esta razão que habita nos nossos corações como num templo (1 Cor 3, 16).

Com seu jeito maternal de amar, o Espírito Santo é um princípio animador de relações de amor e é vínculo de comunhão orgânica.

É o Espírito Santo que anima a nossa comunhão com Deus e os irmãos. Para Santo Agostinho a nossa vivência diária do amor aos irmãos é o critério para sabermos o grau de comunhão que temos com a Santíssima Trindade:

“Quando amamos o amor estamos a amar a Deus, pois Deus é amor” (Tratado das Cartas de São João, 9, 10).

Amar é libertar, possibilitando a realização do outro e facilitando a emergência da riqueza que há nele.

Eis a dinâmica do Espírito Santo em nós, como diz São Paulo: “Todos os que vivem animados pelo Espírito são filhos de Deus.

De facto não recebestes um espírito de escravidão para andardes no temor. Pelo contrário, recebestes um Espírito de adopção graças ao qual clamais, “Abba”, Papá.

Se somos filhos somos também herdeiros. Herdeiros de Deus Pai e co-herdeiros de Jesus Cristo” (Rm 8, 14-16).

Se vivemos em comunhão com o Espírito Santo estamos organicamente unidos à Santíssima Trindade.

É o Espírito Santo que provoca no nosso coração o eco da Palavra de Deus, fazendo-nos entender o nosso lugar no projecto criador e salvador de Deus.

O Espírito Santo ajuda-nos a encontrar a resposta à interrogação fundamental do homem: “Quem sou eu e para onde vou?

A resposta correcta a esta questão só pode ser dada pela Sabedoria que vem de Deus e nos é comunicada pelo Espírito Santo.

A Divindade é uma comunhão familiar de três pessoas. O Coração de Deus é uma comunhão orgânica animada pelo Espírito Santo.As pessoas divinas relacionam-se em clima de amor infinito.
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matiaas

Sem comentários: