sábado, 12 de julho de 2008

BREVE HISTÓRIA DA TERNURA DE DEUS-II

II-INTERAGIR COM O AMOR INFINITO

Deus interage connosco de modo contínuo e permanente através do Espírito Santo que habita em nós, como diz São Paulo:

“Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito Santo habita em vós?” (1 Cor 3,16). Nesta mesma linha vai o evangelho de São Lucas quando afirma: “O Reino de Deus está no vosso íntimo” (Lc17, 21).

Esta presença do Espírito Santo no nosso íntimo vai recriando o nosso coração, a fim de assarmos das obras do egoísmo, para os frutos do amor.

Eis as palavras de Jesus no evangelho de São João: “Permanecei em mim que eu permaneço em vós.

O ramo da videira não pode dar fruto por si mesmo, mas só permanecendo na videira. Assim também acontece convosco.

Eu sou a videira e vós sois os ramos. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto, pois sem mim nada podeis fazer” (Jo 15, 4-5).

O Espírito Santo é a seiva da videira que vem da cepa para os ramos, tornando-se assim o alimento da vida nova em nós.

Com efeito, a glória de Deus é o Homem vivo e fecundo, diz Jesus: “Nisto se manifesta a glória de meu Pai: em que deis muito fruto e vivais como meus discípulos” (Jo 15, 8).

Graças à presença desta seiva vivificante que vem de Cristo, nós somos iluminados para compreendermos a presença de Deus em nós e a sua bondade para com todas as criaturas.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: