segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

O CORAÇÃO COMO MORADA DA SABEDORIA-IV



IV-O CORAÇÃO É PONTO DE ENCONTRO

O coração bom, por ser a morada do amor, é o ponto de encontro com Deus. Quando o nosso coração se torna parecido com o de Jesus, começamos a fazer coisas que tornam as outras pessoas mais felizes.

Jesus, ao ressuscitar, deu-nos o Espírito Santo que é o mestre que nos ensina a moldar o nosso coração com o mesmo jeito do coração de Jesus.

Quando nos deixamos guiar pelo Espírito Santo, começamos a compreender e a ser capazes de perdoar às pessoas.

Quando o Espírito Santo trabalha os nossos corações começamos a ser parecidos com Jesus e a fazer o que São Paulo nos aconselha na Carta aos Gálatas quando afirma:

“Irmãos, se porventura um irmão for apanhado em alguma falta vós, que sois espirituais, Corrigi esse irmão com espírito de mansidão.

E tu olha para ti próprio, não venhas também a cair na tentação. Carregai os fardos uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo” (Ga 6, 1-2).

Só com a luz e a força do Espírito Santo, o nosso coração se torna verdadeiramente bom e capaz fazer planos para facilitar os outros a ser mais felizes.

Com efeito, o Espírito Santo recorda-nos sempre que fomos baptizados no mesmo Espírito Santo, a fim de formarmos um o corpo de Cristo ( 1 Cor 12, 13).

O Espírito Santo, faz-nos compreender que a felicidade não se encontra na pessoa isolada, mas sim na comunhão fraterna.

Como sabemos, as pessoas humanas foram criadas à imagem e semelhança de Deus.
Isto quer dizer que estão talhadas para o face a face da comunhão.

Ninguém é capaz de se amar antes de alguém o ter amado. Do mesmo modo não somos capazes de nos darmos valor antes de alguém nos ter valorizado.

A pessoa é realmente um ser talhado para a comunhão, imagem perfeita de Deus que é uma comunhão perfeita de três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.

Agir em conformidade com a verdade de Deus e o seu querer em relação a nós, significa reconhecer Deus como nosso Criador e nosso Salvador.

Ninguém pode atingir a sua felicidade a não ser em comunhão com os demais. Fechada em si, a pessoa não se possui nem se conhece de modo perfeito, pelo que fica em estado de fracasso.

Na verdade, a pessoa sábia sabe que a felicidade está na comunhão, não na solidão.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: