segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

É URGENTE DEFENDER A NOSSA TERRA-II


II-FIZEMOS DA TERRA UMA LIXEIRA

Convertemos a natureza num recipiente de lixos tóxicos, ao ponto de já serem muitos os sinais de saturação e rotura do mesmo ecossistema.

Este já está a ser afectado nos seus pilares fundamentais, isto é, na atmosfera, na energia solar, na circulação dos ventos, nas extensões de água, na fauna, na flora e na vida humana.

Todos estes aspectos interagem entre si, pois fazem uma totalidade interactiva.

Deus elegeu o Homem como seu colaborador na obra da Criação.

Os resíduos provocados pela actividade humana, uma vez lançados na natureza são absorvidos e entram nos circuitos e interacções do ecossistema, provocando desequilíbrios a nível da atmosfera, da hidrosfera e dos climas, tal como estamos a observar.

Deste modo começam a surgir problemas sérios para os seres vivos, incluindo plantas, animais e a própria Humanidade.

Dos diversos desequilíbrios do ecossistema resultam a poluição do ambiente, o efeito estufa, a destruição da camada de ozone, as chuvas ácidas e a alteração dos climas.

Deus elegeu o Homem como seu colaborador na obra da Criação.

Tudo isto põe em causa a nossa sobrevivência e sobretudo a existência das gerações futuras.

Como vemos, a destruição da natureza não é apenas um pecado contra Deus, autor da natureza, como também um pecado grave contra a Humanidade.

O progresso industrial descontrolado e a utilização irresponsável dos recursos naturais está a gerar uma crise energética grave, bem como uma cada vez maior desigualdade entre os povos.

Se a Humanidade continua este ritmo irresponsável e injusto pode provocar, num curto espaço de tempo, desequilíbrios capazes de pôr em perigo a continuidade da vida sobre a Terra.

Deus elegeu o Homem como seu colaborador na obra da Criação.

Deus deu-nos esta Terra, a fim de a cuidarmos com amor, procurando ser féis ao seu projecto Criador.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: