sábado, 2 de fevereiro de 2008

RECRIADOS EM JESUS CRISTO-III


III-CRISTO É A CABEÇA DA NOVA CRIAÇÃO

Poucos momentos antes de morrer sobre a cruz, Jesus garante ao Bom Ladrão que, nesse mesmo dia, se vão encontrar os dois na plenitude da Vida Eterna (Lc 23, 43).

Por seu lado, o evangelho de São Mateus, diz que no momento de Jesus morrer e ressuscitar muitos santos ressuscitam e começam a aparecer (Mt 27, 52-53).

Ressuscitar com Cristo é participar da força ressuscitante que emana dele, isto é, do Espírito Santo que é fonte de vida eterna.

O evangelho de São João exprime isto de maneira muito bonita ao falar da Eucaristia:

“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue fica morar em mim e eu nele.

Assim como o Pai que me enviou vive e eu vivo pelo Pai, do mesmo modo quem me come viverá por mim” (Jo 6, 56-57).

A nossa Fé garante-nos que a nossa meta não é o vazio da morte.

Somos vitoriosos com Cristo, pois participamos da vitória da sua ressurreição, a qual é fonte da Vida Eterna!

Não basta ser imortal para atingirmos a plenitude da vida. É preciso ressuscitar Com Cristo.

Os que estão em estado de inferno não fazem uma comunhão orgânica com Cristo.

Estas pessoas são imortais, mas não estão na plenitude dos ressuscitados em Cristo.

A ressurreição em Cristo implica a nossa assunção na comunhão da Família Divina mediante o Espírito Santo (Rm 8, 14-17; Ga 4, 4-7).

A ressurreição com Cristo, portanto, proporciona-nos a Vida Eterna e não uma a simples imortalidade da alma.

Isto quer dizer que devido ao facto de fazermos uma união orgânica com Cristo ressuscitado, tomamos parte na sua própria ressurreição.

Se alguém está em Cristo é uma Nova Criação, diz a segunda Carta aos Coríntios (2 Cor 5, 17).

Esta união orgânica com Cristo ressuscitado culmina na nossa incorporação na comunhão da Santíssima Trindade:

O Pai no Filho, o Filho em nós, formando uma comunhão humano-divina (Jo 17, 21-23).

Como podemos ver, a dinâmica da Vida Eterna é constituída por relações de comunhão amorosa.

Estamos vocacionados para ser divinos. É esta a nossa vocação fundamental.

Graças a este plano amoroso do nosso Deus, temos a garantia da Vida Eterna em Cristo ressuscitado!

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: