sábado, 16 de fevereiro de 2008

A FORÇA LIBERTADORA DO ESPÍRITO SANTO-III



III-ÉS A FORÇA DA ENCARNAÇÃO

És a força que dinamiza o mistério da Encarnação, unindo e dinamizando o enxerto do divino no humano, graças ao qual todos nós somos divinizados.

Na verdade, tu estás no centro do mistério da Encarnação, activando a união orgânica que une o Filho Eterno de Deus com Jesus de Nazaré, o Filho de Maria. Tu és a Água Viva que faz jorrar rios de Vida Eterna nos nossos corações (Jo 7, 37-39).

O teu amor maternal, Espírito Santo, é o beijo que Deus deu ao barro primordial do qual brotou Adão.

Tu és, como diz São Paulo, o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5).
A tua presença em nós é a garanti de que estamos salvos.

O teu ser é exclusivamente espiritual. Por isso transcendes as limitações do espaço e do tempo.
Habitas as coordenadas da universalidade, isto é, estás presente a tudo e a todos com a tua sabedoria infinita.

O livro do Génesis diz que, no princípio, a terra era uma massa caótica e sem forma. Depois acrescenta que tu, Espírito Santo, pairavas sobre a escuridão do caos, fecundando as águas primordiais, a fim destas se tornar fecundas (Gn 1, 1-2).

Tu és a fonte da vida. O teu amor maternal é o princípio da fecundidade universal. O evangelho de São João diz que as pessoas humanas, para entrarem na plenitude da vida eterna têm de nascer de novo através da tua acção:

“Em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.
Aquilo que nasce da carne é carne e aquilo que nasce do Espírito é espírito” (Jo 3, 5-6). Nascer da água, no evangelho de são João, significa nascer de ti, Espírito Santo.

São João diz que Cristo, ao ressuscitar, deu uma água viva que faz jorrar rios de Vida Eterna no nosso íntimo. Depois acrescenta que esta Água Viva és tu, Espírito Santo (Jo 7, 37-39; 4, 14).

Foste tu que converteste o rito de purificação de João no baptismo do Espírito:
“No momento em que Jesus saiu das águas, após o seu baptismo, o Céu abriu-se e Jesus viu o Espírito de Deus vir sobre ele em forma de pomba (Mt 3, 16).

És tu, Espírito Santo, que nos incorporas na Família de Deus e nos fazes gritar de alegria: “Abba”, ó Pai, como diz São Paulo (Ga 4, 4-7; Rm 8, 14.17).

São Lucas, nos Actos dos Apóstolos, descreve de maneira muito bonita o resultado da tua acção no coração de Jesus de Nazaré. Eis as suas palavras:

“Sabeis o que ocorreu na Judeia, a começar pela Galileia, depois do baptismo de João: Como Deus ungiu com o poder do Espírito Santo a Jesus de Nazaré, o qual andou de lugar em lugar fazendo o bem e libertando a todos os que eram oprimidos pelo mal” (Act 10, 37-38).

Louvado sejas, Espírito de Vida e Verdade! Obrigado, Espírito de amor! Em nome do Homem Novo, renascido pela tua acção, nós te bendizemos, Espírito libertador!

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: