segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

O CORAÇÃO COMO MORADA DA SABEDORIA-I

I-O CORAÇÃO DOS SÁBIOS

O nosso coração é a morada da sabedoria da vida. Jesus disse que o nosso coração é como um tesouro onde estão guardados os ensinamentos que nos foram comunicados pelos pais e as pessoas que encontramos e nos marcaram ao longo do nosso crescimento.

Os ensinamentos recebidos da Palavra de Deus são também uma pérola preciosa que está guardada no tesoiro do nosso coração.

Jesus ensinou-nos que o nosso coração é o ponto de encontro com o Espírito Santo, o qual no inspira a sabedoria da Palavra de Deus para podermos caminhar de maneira segura na vida.

O Evangelho de São Lucas diz que a mãe de Jesus guardava no seu coração os segredos bonitos que Deus lhe ia revelando sobre o seu Filho (Lc 2,19; 2,51).

As pessoas que são leais e verdadeiras têm bom coração. Jesus diz que as pessoas de coração puro vão contemplar Deus de modo muito mais perfeito (Lc 5, 8).

Isto quer dizer que a realidade de se vê com o coração e não com os olhos da cara. Ter um coração puro é não ter intenções retorcidas e não fazer planos para prejudicar os outros.

Uma vez, estando a ensinar os Apóstolos, Jesus disse-lhes que o deviam imitar porque ele tem um coração manso e humilde (Mt 11, 29).

Mas o coração não é só o tesoiro das coisas bonitas e boas. É também o ponto das decisões más e os planos que as pessoas fazem para prejudicar os outros.

A bíblia diz que Caim, o filho de Adão, decidiu dentro do seu coração elaborar um projecto assassino, a fim de matar o seu irmão Abel (Gn 4, 8-11).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: