sábado, 16 de fevereiro de 2008

A FORÇA LIBERTADORA DO ESPÍRITO SANTO-I

I-O TEU AMOR MATERNAL LIBERTA-NOS

Espírito Santo:
És o rosto maternal de Deus, pois amas com um jeito maternal. Por seres o amor de Deus derramado nos nossos corações, és uma presença que nos convida e ajuda a ser livres.

Ser livre é ser capaz de se relacionar amorosamente com os outros e interagir de modo criativo com os acontecimentos e as coisas.

Animado pela tua força e luz inspiradora, Jesus iniciou a sua missão dizendo que tinha sido ungido por ti, a fim de libertar os cativos e enviar os presos em liberdade. Eis as palavras de Jesus:

“O Espírito Santo está sobre mim porque me consagrou para anunciar o Evangelho aos pobres.
Enviou-me a proclamar a libertação dos presos e a mandar em liberdade os oprimidos” (Lc 4, 18).

Ninguém é capaz de se tornar livre sem fazer decisões e escolhas na linha do amor. Cada vez que decidimos amar os outros estamos a responder a um apelo que nos fazes no íntimo do nosso ser, Espírito Santo.

Só o amor é capaz de fazer surgir o novo e o diferente, dando-nos novos horizontes para a vida e capacitando-nos para melhorarmos a marcha da história humana.

Eis a razão pela qual precisamos tanto de ti, Espírito Santo, a fim de podermos ser livres. O pecado, isto é, as recusas de amor, não nos tornam livres, diz Jesus no evangelho de São João:

“Se permanecerdes na minha palavra sereis meus discípulos, conhecendo a verdade e a verdade vos libertará (…).

Quem comete o pecado é escravo (…). Se o Filho de Deus vos libertar, sereis realmente livres” (Jo 8, 31-36).

Referindo-se ao legalismo que dominava no povo judeu do seu tempo, São Paulo diz que tu, Espírito Santo, nos libertaste da lei do pecado e da morte:

“O Espírito Santo é o Espírito da Vida em Cristo Jesus. Foi ele que nos libertou da lei do pecado e da morte” (Rm 8, 2).

Jesus Cristo, ao ressuscitar, comunicou-nos a tua força libertadora, fazendo de nós uma Nova Criação (2 Cor 5, 17).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

1 comentário:

Rui Vasconcelos disse...

"Em nome do Homem Novo nós te bendizemos, Espírito Santo!"
Esse Homem Novo a nascer, a nascer na Páscoa, a descobrir-se... Espírito Paráclito, ajuda-me a abrir-me a ti, a acolher os teus apelos, a deixar-me ir na mudança, na crise, no renascer...