sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

ESPÍRITO SANTO E NASCIMENTO ESPIRITUAL-III


III-ESPÍRITO SANTO E EMERGÊNCIA ESPIRITUAL

À medida em que interage connosco, o Espírito Santo vai facilitando a nossa emergência espiritual a que o evangelho de São João dá o nome de renascimento:

“O que nasce da carne é carne. O que nasce do Espírito é espírito. Não te adires, pois, de eu ter dito que tendes de nascer de novo” (Jo 3, 6).

A pessoa humana é um ser em construção. A sua interioridade espiritual é uma génese que acontece através das relações com a densidade do amor.

Por outras palavras, a nossa dimensão espiritual emerge no nosso interior como o pintainho dentro do ovo.

A interacção entre a nossa interioridade espiritual e o dinamismo criador do Espírito Santo é, pois, essencial para acontecer a emergência do nosso ser espiritual.

O Espírito Santo é o hálito da vida que Deus insuflou no interior do barro amassado, quando lhe deu o beijo primordial:

“Então o Senhor Deus formou o Homem do pó da terra e insuflou-lhe pelas narinas o sopro da vida, e o Homem transformou-se num ser vivo” (Gn 2, 7).

Esta intervenção especial de Deus não aconteceu com nenhum outro animal. Com efeito, os animais não são pessoas em construção, isto é, não são seres em processo histórico de espiritualização.

Na verdade, nenhum animal está a emergir como pessoa livre, consciente, responsável e capaz de comunhão amorosa.

Deus criou-nos inacabados, a fim de nos realizarmos de modo consciente, livre e responsável.
Eis a razão pela qual cada pessoa se realiza como ser único, original, irrepetível e capaz de comunhão amorosa.

O princípio animador desta génese espiritual é o Espírito Santo. Por outro lado, a plenitude desta emergência pessoal e espiritual é a nossa incorporação na comunhão familiar das três pessoas divinas.


Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias




Sem comentários: