sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

ESPÍRITO SANTO E NASCIMENTO ESPIRITUAL-I

I-ESPÍRITO SANTO E UNIÃO COM CRISTO

Quando o Novo Testamento afirma que o Espírito Santo é um dom de Cristo ressuscitado quer dizer que Jesus, ao ressuscitar, nos deu a possibilidade de interagirmos com o Espírito Santo de maneira intrínseca.

Até acontecer o mistério da Encarnação, o Espírito Santo actuava no coração dos homens à maneira de um pedagogo que interpela, ilumina e revela o plano de Deus.

Com o mistério da Encarnação, o Espírito Santo passou a interagir com as pessoas humanas como uma seiva que vem da cepa da videira para vivificar e tornar fecundos os seus ramos (Jo 15, 4-5).

O Espírito Santo é realmente o Sangue da Nova Aliança, o princípio vivificador da realidade humano-divina de Cristo.

No mistério da encarnação o Espírito Santo é realmente o princípio relacional divino que anima de modo intrínseco a interacção directa entre o Homem Jesus e o Verbo de Deus.

No momento da sua ressurreição, a carne e o sangue de Cristo são-nos comunicados como princípio comunicador de vida a actuar em nós.

O evangelho de São João diz que a carne e o sangue de Cristo ressuscitado é o Espírito Santo (Jo 6, 62-63).

Fala-se de carne e sangue do Senhor ressuscitado para afirmar a sua condição de homem que faz um todo orgânico com a Humanidade.

O termo carne, na Bíblia, significa a interioridade do ser humano enquanto realidade organicamente unida e interactiva com toda a Humanidade.

Falar do homem carne, significa afirmar que a pessoa humana é um ser que se realiza em relações e está organicamente interligado com a Humanidade inteira.

O Espírito Santo é o sangue de Cristo a alimentar esta união da Humanidade com Cristo, fazendo como que um corpo (1 Cor 12, 13; cf. 1 Cor 10, 17; 12, 27).

São Paulo diz que o Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5,5).
O Espírito Santo, por ser o Espírito de Cristo Ressuscitado é, no nosso interior, a garantia da nossa vitória sobre a morte.

O dom do Espírito Santo que nos vem de Cristo ressuscitado significa que através de Jesus glorificado, podemos interagir de modo intrínseco com o Espírito Santo.

Isto é possível graças ao facto de o Senhor ressuscitado viver nas coordenadas da Comunhão Universal, fazendo da Humanidade e da Divindade uma união orgânica.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: