quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

PARTICIPAR NA RESSURREIÇÃO DE CRISTO-II

II-CRISTO É A ÁRVORE DA VIDA

O evangelho de São João diz que vivemos de Cristo, por estarmos unidos a ele, tal como Cristo vive do Pai, por estar unido a ele:

“Assim como o Pai que me enviou vive e eu vivo pelo Pai, do mesmo modo o que me come viverá por mim” (Jo 6, 57).

Recorrendo à imagem do Paraíso primitivo, São João sugere que Jesus Cristo é a Árvore da Vida que estava no centro do Paraíso e cujo fruto nos dá a Vida Eterna.

Querendo afirmar que o Homem foi criado para a Vida Eterna e não para terminar na morte, o Livro do Génesis diz que, no centro do Paraíso, estava a Árvore da Vida Eterna.

Depois acrescenta que, devido ao pecado de Adão, o Paraíso foi fechado para Humanidade (Gn 3, 22).

Ao sugerir que Cristo ressuscitado é a Árvore da Vida, São João diz que o fruto desta Árvore é o Espírito Santo, a Água que brota do seu coração e nos dá a Vida Eterna (Jo 7, 37-39).

Portanto, as pessoas que se alimentam deste fruto têm a Vida Eterna: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu hei-de ressuscitá-lo no último dia (…).
Com efeito, quem come a minha carne e bebe o meu sangue fica a morar em mim e eu nele” (Jo 6, 54-56).

Com este texto bonito, São João está a dizer que a nossa ressurreição implica a união com Cristo.
É verdade que os seres humanos, por terem uma interioridade pessoal-espiritual já são imortais.

Mas a ressurreição não se reduz à simples imortalidade, pois implica ser vivificado pelo Espírito Santo o qual é o Sangue da Nova Aliança que alimenta todo o corpo.

O evangelho é a Boa Notícia da nossa ressurreição com Cristo e não o anúncio da simples imortalidade.

Além disso, ressuscitar com Cristo implica a assunção, isto é, a plena incorporação na Comunhão da santíssima Trindade.

Em Comunhão com Deus
Calmeiro Matias




Sem comentários: