quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

EVANGELIZAR É ANUNCIAR A NOVA ALIANÇA-I

I-A ANTIGA ALIANÇA ERA CAMINHO PARA A NOVA

Por ser eterna, a Nova Aliança já estava presente como fonte inspiradora no momento em que Deus sonhou criar o Universo e o Homem que o habita:

“Deus escolheu-nos em Cristo antes da fundação do mundo, a fim de sermos santos e irrepreensíveis na sua presença e vivermos no amor.

Predestinou-nos para sermos adoptados como seus filhos por meio de Jesus Cristo, de acordo com a sua vontade” (Ef 1, 4-5).

Este plano esteve oculto durante milénios, mas foi dado a conhecer na plenitude dos tempos, diz a Carta aos Efésios:

“Agora podeis fazer uma ideia da compreensão que tenho do mistério de Cristo, o qual não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, em gerações passadas, como agora foi revelado aos seus santos Apóstolos e Profetas pelo Espírito Santo” (Ef 3, 4-5).

O Deus Aliança é fiel e verdadeiro, pois a Nova e Eterna Aliança representa a plenitude de um projecto querido por Deus ainda antes de ele ter iniciado a génese da Criação.

A Antiga Aliança foi um passo fundamental para Deus conduzir a Humanidade até Jesus Cristo. Mas o seu plano criador tinha como meta e cúpula da Criação a Nova e Eterna Aliança.

A Antiga Aliança era o sinal da acção pedagógica o Espírito Santo que foi preparando a Humanidade para a plenitude dos tempos, introduzindo a Humanidade no único Reino de Deus, diz a Carta aos Efésios:

“Com efeito, Cristo é a nossa paz. De dois povos fez um só, anulando o muro da separação que os dividia: a Lei de Moisés com suas normas, preceitos e leis, a fim de criar um só Homem Novo com judeus e pagãos.

Portanto, os pagãos já não são estrangeiros nem imigrantes, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus” (Ef 2, 14.19).

O Novo Testamento repete várias vezes que a Antiga Aliança estava em função da Nova e Eterna Aliança:
“Antes de chegar a plenitude da Fé estávamos prisioneiros da Lei Mosaica.

Por isso era preciso que a Fé se revelasse. A Lei tornou-se o nosso pedagogo até Cristo, a fim de sermos justificados pela Fé.

Agra já sois filhos de Deus, por isso não estais sob o domínio do pedagogo. Já não há judeu ou grego. Não há escravo ou homem livre. Não há homem ou mulher, pois todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Ga 3, 23-29).

A antiga Aliança tinha como alicerce a Lei de Moisés, a qual se multiplicava em normas, preceitos, ritos e mandamentos que não tinham qualquer eficácia para a obtenção da salvação.

A Nova Aliança tem como alicerce o dom do Espírito, o qual realiza em nós a obra da salvação, diz São Paulo na Carta aos Gálatas:

“Todos os que são movidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Rm 8, 14).

Viver a dinâmica da Nova aliança significa deixar-se conduzir pelo Espírito Santo:

“Eis os frutos do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e auto-domínio. Contra tais coisas não há Lei” (Ga 5, 22).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: