terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

AFINAL, VÓS NÃO VOS CANSAIS DE NÓS!-III

III-VÓS SOIS O DEUS CONNOSCO

Outra qualidade que reconhecemos em Deus pela fé é o seu modo de estar presente a todos os lugares, apesar de não caber em nenhum.

Seja qual for o lugar em que nos encontremos podemos dizer com toda a verdade: “Deus está aqui”.

De facto, Vós sois, Deus Santo, a realidade que está mais perto de nós, pois encontra-se connosco no nosso coração.

Quando subimos a uma montanha muito alta, não estamos mais perto de Deus do que quando descemos a um vale muito profundo.

Nenhum ponto do Universo está mais perto de Vós, Deus Santo, do que outro.

Eis a razão pela qual não precisamos de gritar para nos fazermos ouvir de Vós, Deus Santo, pois Vós estais onde cada um de nós se encontra.

Os Actos dos Apóstolos dizem que Deus não está longe de cada um de nós, pois nele estamos e nos movemos (cf. Act 17, 24-28).

A nossa fé proclama a vossa santidade, Trindade Santa, como uma qualidade fundamental.

Na verdade, a santidade é igual a comunhão amorosa. Se Vós sois uma comunhão de amor infinito, então Deus é santidade infinita.

Também as pessoas humanas, tal como as divinas, serão tanto mais santas quanto mais profunda for a sua vivência de comunhão com os irmãos.

As pessoas humanas, diz a Primeira Carta de São João, conhecerão tanto melhor a realidade de Deus quanto maior for a sua capacidade de amar:

“Quem não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor” (1 Jo 4, 8). E depois acrescenta: “Quem ama permanece em Deus e Deus nele porque Deus é amor” (1 Jo 4,16).

As Sagradas Escrituras são unânimes em reconhecer que Deus é a Verdade. Aquilo que Deus conhece das coisas, corresponde exactamente àquilo que as coisas são.

Por ser a verdade, Deus nunca se engana nem nos pode enganar. Do mesmo modo, o que Deus conhece de si mesmo corresponde exactamente àquilo que Deus é.

Espírito Santo,
Ajuda-nos a conhecer a vontade de Deus, pois esta coincide sempre com o que é melhor para nós.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias




Sem comentários: