quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

O HOMEM E A TERNURA MATERNAL DE DEUS-IV


IV-CONSTRUIMO-NOS EM DIÁLOGO COM DEUS

Podemos dizer que o Homem se vai criando em Diálogo com Deus, moldando-se como pessoa livre, consciente, responsável e capaz de comunhão amorosa.

Um dia, diz o evangelho de São João, Jesus disse a Nicodemos que temos de nascer de novo pela acção do Espírito Santo (Jo 3, 6).

Isto significa que o nosso ser exterior nasce dos pais, enquanto o nosso ser espiritual se vai formando em dinâmica de diálogo íntimo com o Espírito Santo e em relações com os irmãos.

A pessoa humana faz-se, fazendo. Realiza-se, realizando.
À medida em que nos realizamos, o Espírito Santo optimiza o nosso ser, conferindo qualidade humanizante às nossas relações com os outros.

Por outras palavras, as nossas relações têm qualidade humanizante na medida em que são relações de Amor.

Como hálito amoroso de Deus a actua no nosso coração, o Espírito Santo confere densidade amorosa aos nossos encontros com os irmãos.

São Paulo utiliza uma expressão muito bonita para exprimir a dinâmica do Espírito Santo no processo da humanização do Homem. Eis as suas palavras:

“O Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5).

Graças ao facto de a Humanidade ser constituída por pessoas, Deus já pode fazer uma aliança connosco.

Na verdade, o Filho de Deus encarnou, a fim de estabelecer a Nova e Eterna Aliança com a Humanidade.

A Divindade é pessoas e a Humanidade também. Isto quer dizer que a Humanidade já pode comungar com a Divindade e fazer parte da Família de Deus.


Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: