quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

A EUCARISTIA COMO SACRAMENTO DO REINO-III

III-EUCARISTIA E ENCARNAÇÃO

Quando dizemos que pelo mistério da Encarnação o Filho de Deus veio até nós, queremos dizer que transpôs o ponto da transcendência divina para se exprimir em grandeza humana no homem Jesus de Nazaré.

Isto foi possível graças à união orgânica de grandeza humano-divina que une a interioridade espiritual humana de Jesus com a interioridade espiritual divina do Filho Eterno de Deus.

Isto aconteceu pelo Espírito Santo que, como vimos, o seu jeito pessoal de ser é animar relações e criar laços de comunhão.

Antes da morte e ressurreição de Jesus Cristo, o Reino de Deus estava apenas no interior de Jesus.

Eis a razão pela qual, o Reino de Deus, enquanto Jesus vivia na História, estava apenas no meio dos homens:

“A vinda do Reino de Deus não é observável. Não se pode dizer: “Ei-lo aqui! ou ei-lo acolá”. Na verdade, o Reino de Deus está no meio de vós” (Lc 17, 20-21).

Mas após a ressurreição de Jesus o Reino de Deus torna-se uma realidade interior a nós, pois o Senhor entrou nas coordenadas da interioridade máxima.

Como Comunhão orgânica de grandeza humano-divina, o Reino de Deus começou a emergir no coração de Cristo, e, após a sua ressurreição, começou a emergir no coração de todos os homens que acolhem o Espírito Santo (Rm 8, 14).


Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: