quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

A EUCARISTIA COMO SACRAMENTO DO REINO-I

I-O ESPÍRITO SANTO É O SANGUE DE CRISTO

“Isto escandaliza-vos? E se virdes o Filho do Homem subir para onde estava antes?
O Espírito é que dá vida, a carne não serve para nada. As palavras que vos disse são Espírito e Vida (Jo 6, 62-63).

Estas palavras de Jesus querem dizer que comer a carne beber o sangue de Jesus ressuscitado é comer um alimento espiritual que alimenta a nossa vida espiritual.

Este alimento espiritual é o Espírito Santo, essa Água Viva que faz jorrar no nosso coração Arroios de Vida Eterna (Jo 7, 37-39).

Ainda antes de morrer e ressuscitar, Jesus garantiu à Samaritana que ia dar esta Água Viva, a fim de comunicar A Vida Eterna às pessoas (Jo 4, 14).

A Água Viva, isto é, o Espírito Santo que nos vem de Cristo ressuscitado é, afinal, a seiva que vem da cepa para os ramos e os torna fecundos (Jo 15, 4-5).

O Espírito Santo é, na verdade, o Sangue da Nova e Eterna Aliança. Os que se deixam conduzir e transformar pela sua força vital são ressuscitados e assumidos na Família de Deus como filhos e herdeiros de Deus Pai e irmãos em relação ao Filho de Deus (Rm 8, 14-16).

Por outras palavras, o Espírito Santo é a Carne e o Sangue de Cristo ressuscitado, o qual alimenta em nós a Vida de ressuscitados com, como diz o próprio Jesus no evangelho de São João:

“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu vou ressuscitá-lo no último dia” (Jo 6, 54).

O Espírito Santo é a ternura maternal de Deus que actua em nós como princípio animador de relações e vínculo de comunhão orgânica com Cristo.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: