domingo, 1 de fevereiro de 2009

A TERNURA DE DEUS AO CRIAR O HOMEM-IV

IV- O PAPEL DO ESPÍRITO SANTO

O barro amassado significa o momento em que a evolução criou condições para o Espírito Santo iniciar a sua tarefa de moldar o homem espiritual à imagem e semelhança de Deus.

Como o Homem ainda não está acabado, o Espírito Santo continua a moldar-nos por dentro. Com a sua ternura maternal, o Espírito Santo vai-nos ensinando no dia-a-dia a fazer o bem e a evitar o mal, a fim de sermos imagens perfeitas de Deus.

Na verdade, quando fazemos o bem estamos a responder a um apelo do Espírito Santo no íntimo da nossa consciência.

Graças ao hálito da vida divina, nós tornamo-nos barro com coração, isto é, pessoas com capacidade de fazer bem, criando fraternidade e amando os nossos irmãos.

Ao nascermos ainda não somos conscientes. À medida que vamos crescendo, a nossa consciência vai-se estruturando, tornando-se o altifalante do Espírito Santo.

Sempre que nos interrogamos no nosso íntimo sobre o modo mais certo de decidir e actuar, estamos a dialogar com Deus no nosso coração.

Podemos dizer que as pessoas honestas, quando prestam atenção aos apelos de sua consciência estão a dialogar com Deus no seu interior.

É este o modo de crescermos como pessoas livres, conscientes e responsáveis. Um dia, Jesus disse a Nicodemos que o ser humano tem de nascer de novo pela acção do Espírito Santo, pois o que nasce da carne é carne e o que nasce do Espírito é espírito (Jo 3, 6).

O nosso corpo nasce dos pais, o nosso espírito, pelo contrário, vai-se formando em relações com Deus e os irmãos.

O Espírito Santo habita em nós como num templo, diz São Paulo (1 Cor 3, 16). A Carta aos Romanos diz que o Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5).

E foi assim que ao chegar a plenitude dos tempos, diz a Carta aos Gálatas, Deu enviou o seu Filho, para fazer de nós membros da Família Divina (Gal 4, 4-7).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias


Sem comentários: