quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O MODO DE SER E AGIR DO ESPÍRITO SANTO-I

I-A IDENTIDADE PESSOAL DO ESPÍRITO SANTO

Costumamos designá-lo como a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Quando o invocamos pelo seu nome chamamos-lhe Espírito Santo.

Para falar da sua identidade de pessoa divina dizemos que ele é Deus com o Pai e com o Filho de Deus.

O seu jeito de amar é maternal. Ele é a ternura maternal de Deus sempre presente e disposta a gerar Vida Nova nas pessoas (Gal 4, 4-6).

É ele que nos introduz na família de Deus. São Paulo diz que as pessoas que se deixam conduzir pelo Espírito Santo são filhas e herdeiras de Deus Pai, bem como irmãs e co-herdeiras do Filho de Deus (Rm 8, 14-17).

Ninguém é capaz de conhecer o mistério de Cristo a não ser pelo Espírito Santo, diz a primeira Carta aos Coríntios (1 Cor 12, 12-13).

Com seu jeito maternal de amar, o Espírito Santo optimizou o amor maternal de Maria, a fim de ela realizar com sucesso a sua missão de Mãe do Messias (Lc 1, 35).

Os evangelhos dizem que Jesus realizava maravilhas incontáveis graças ao facto de ter em si a plenitude do Espírito Santo (Lc 4, 1-2; Mt 4,1).

São Lucas diz que foi o Espírito Santo que consagrou Jesus para anunciar a Boa Nova aos pobres e dar vista aos cegos.

Foi também pelo Espírito Santo que fez caminhar os coxos e iniciar os tempos da graça, isto é da fraternidade e da comunhão familiar de do Homem com Deus (Lc 4, 18-21).

Após a sua ressurreição, Jesus consagra e robustece os discípulos para a missão, comunicando-lhes a Força do Alto, diz São Lucas referindo-se ao Espírito Santo (Lc 24, 49).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: