quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O MODO DE SER E AGIR DO ESPÍRITO SANTO-III

III-O ESPÍRITO SANTO É A CERTEZA DA NOSSA SALVAÇÃO

Os primeiros cristãos viviam repletos da consolação do Espírito Santo, diz o Livro dos Actos dos Apóstolos (Act 9, 31).

A Carta a Tito diz que fomos purificados pelo poder regenerador do Espírito Santo que nos vem por Jesus Cristo (Tt 3, 5-6).

São Paulo diz na Primeira Carta aos Coríntios que a sua pregação era eficaz, não por ser fruto do saber humano, mas sim por ser uma demonstração do Espírito Santo (1 Cor 2, 4).

A Carta aos Efésios pede aos cristãos para não entristecerem o Espírito Santo com o qual foram selados para o dia da Salvação (Ef 4, 30).

Segundo São Paulo, o grande protagonista da nossa acção evangelizadora é o Espírito Santo.
A força salvadora do Espírito Santo penetra o nosso dia-a-dia e confere-nos um jeito novo de estar na vida!

Por isso, diziam os Santos padres, que o Espírito Santo é o coração da Igreja, tal como Cristo é a sua cabeça.

E nós podemos acrescentar que o Espírito Santo, com o seu jeito maternal de amar, nos conduz a Deus Pai que nos acolhe como filhos e a Deus Filho que nos recebe como irmãos.

O Espírito santo é o hálito da vida que Deus Pai nos comunicou através do beijo primordial mediante o qual criou o Homem (Gn 2, 7).

Utilizando a simbologia do Livro do Génesis, o Espírito Santo é o fruto da Árvore da Vida plantada no centro do Paraíso (cf. Gn 3, 22-23).

Para os cristãos, a Árvore da Vida é Cristo ressuscitado e o seu fruto é a Vida Eterna. Segundo a linguagem sacramental da Eucaristia, o Espírito Santo é o sangue da Nova Aliança a circular no nosso interior.

São Paulo diz que o Espírito Santo é a força ressuscitadora de Cristo a actuar no nosso coração (Rm 8,11).

De facto, o Espírito Santo é o dinamizador da Nova Aliança assente, não na letra que mata, mas no Espírito Santo que vivifica (2 Cor 3, 6).

No nosso íntimo ele é o alimento da Vida Eterna, a semente de Deus a gerar vida divina nosso íntimo, diz a primeira Carta de São João (1 Jo 3, 9).

Ele é o Espírito que nos diviniza, levando à sua perfeição máxima o hálito que Deus insuflou no barro do qual saiu Adão.

Como Novo Adão, Jesus comunica-nos o Espírito Santo, a fim de realizar em nós a restauração dos estragos provocados pelo pecado de Adão.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: