terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

CAMINHANDO PARA O FACE A FACE COM DEUS-I

I-A CAMINHO DO ENCONTRO COM DEUS

Deus não é uma realidade histórica, mas faz história com o Homem. A meta desta caminhada é o face-a-face com Deus na festa do Reino de Deus.

Pelo facto de serem pessoas, os seres humanos têm uma dimensão espiritual. Isto quer dizer que a Humanidade é proporcional à Divindade.

Na verdade, Deus é pessoas e o Homem também. É aqui que radica o facto de poder acontecer comunhão entre a Humanidade e a Divindade.

Deus sonhou o Homem à sua imagem, a fim deste poder tomar parte na festa da comunhão familiar de Deus.

O Novo Testamento usa expressões muito sugestivas para falar desta dádiva de Deus: “Pai, chegou a hora! Manifesta a glória do teu Filho, a fim de o teu Filho poder manifestar a tua glória.

Pai Santo, tu deste ao teu Filho poder sobre toda a Humanidade, a fim de ele dar a vida eterna àqueles que lhe entregaste.

A Vida Eterna radica no conhecimento de Deus, diz Jesus Cristo no evangelho de São João:
“Pai Santo, a Vida Eterna consiste em conhecer-te como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem enviaste” (Jo 17, 3).

O livro do Apocalipse descreve esta comunhão familiar de Deus com a Humanidade dizendo o seguinte:

“Vi então um Novo Céu e uma Nova Terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham desaparecido e o mar já não existia.

E vi descer do céu, de junto de Deus, a cidade santa, a nova Jerusalém, já preparada, qual noiva adornada para o seu esposo.

E ouvi uma voz potente que vinha do trono e dizia: “Esta é a morada de Deus entre os homens. Ele habitará com os seres humanos e estes serão o seu povo.

Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará todas as lágrimas dos olhos dos seres humanos.

Não haverá mais morte, nem luto, nem pranto, nem dor, pois as primeiras coisas passaram”.
O que estava sentado no trono disse: “Eu renovo todas as coisas!”

E acrescentou: “Escreve, porque estas palavras são dignas de fé, pois são verdadeiras”. Eu sou o Alfa e o Ómega, o Princípio e o Fim! Ao que tiver sede eu lhe darei a beber gratuitamente da nascente da Água da Vida.

O que vencer receberá estas coisas como herança. Eu serei o seu Deus e ele será o meu filho!” (Apc 21, 1-7).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: