quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O MODO DE SER E AGIR DO ESPÍRITO SANTO-IV

IV-SALVOS EM CRISTO PELO ESPÍRITO SANTO

Isto acontece assim porque nós estamos unidos a Cristo ressuscitado como os ramos da videira estão unidos à cepa, como disse Jesus (Jo 15, 1-8).

Mesmo que o nosso ser exterior se vá degradando e envelhecendo com a idade, diz São Paulo, o nosso ser interior vai-se robustecendo dia a dia, graças à acção do Espírito Santo que nos habita, diz São Paulo (2 Cor 4, 16).

Com o seu jeito maternal de amar, o Espírito Santo está constantemente a optimizar as relações de amor entre os seres humanos.

No nosso íntimo ele está presente como princípio personalizante, pois é uma presença que dinamiza as relações de amor entre os irmãos.

O Espírito Santo é a força que optimiza os dinamismos da Comunhão do Reino de Deus. É o Espírito Santo que vai recriando o Homem, a fim de formar a Nova Criação que, segundo São Paulo, é a Humanidade reconciliada com Deus (2 Cor 5, 17-19).

A sua presença no nosso íntimo faz-nos saborear a verdade do Evangelho, ajudando-nos a discernir as coisas de Deus.

Na medida em que o cristão vive em sintonia com o Espírito Santo torna-se luz, iluminando o sentido da vida aos que vivem na angústia da falta de sentidos.

Se permitirmos que as coisas aconteçam assim, podemos ter a certeza de que Deus realizará maravilhas em nós e através de nós.

É esta a raiz da confiança cristã, a qual não é nunca presunção ou vaidade, pois está fundamentada na presença de Deus em nós.

São Paulo diz que o Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: