quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A MORTE E O SENTIDO DA VIDA-I

I-NASCER PARA A VIDA ETERNA

Não fomos criados para a morte, mas a morte faz parte da condição humana. O evangelho de São João diz que temos de nascer de novo, a fim de vivermos para sempre com Cristo:

“Jesus respondeu a Nicodemos: “Em Verdade em verdade te digo: “quem não nascer da Água e do Espírito não pode ver o Reino de Deus.

Aquilo que nasce da carne é carne e o que nasce do Espírito é Espírito. Não te admires por eu te haver dito, vós tendes de nascer do Alto” (Jo 3, 5-7).

Nascer do Alto é nascer do Espírito Santo. Nascer da Água é nascer da Água Viva, isto é, do Espírito Santo que é a força ressuscitadora de Cristo ressuscitado (Jo 7, 37-39).

No momento da sua morte e ressurreição, Jesus difundiu o Espírito Santo em forma de Água e Sangue.

Isto aconteceu no momento em que o soldado abriu o coração de Jesus com uma lança: “Mas ao chegarem a Jesus, vendo que ele já estava morto, não lhe quebraram as pernas.

Porém um dos soldados abriu-lhe o peito com uma lança e logo brotou sangue e Água” (Jo 19, 33-34).

Neste momento aconteceu a Hora de Jesus, isto é, a sua morte e ressurreição. Esta foi a hora do dom universal da força ressuscitadora do Espírito Santo.

Quando dizemos que o Espírito Santo é um dom, não queremos dizer que é uma coisa que alguém possa dar a seu bel-prazer.

De facto, dizer que o Espírito Santo é um dom significa que ele não actua em nome próprio, mas em nome de Deus:

Actua em nome de Deus Pai que nos acolhe como seus filhos. Actua em nome do Filho de Deus que nos acolhe como irmãos, partilhando connosco a sua herança:

“Ora se somos filhos de Deus, somos também herdeiros: Herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo (Rm 8, 17). Em Comunhão convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: