segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

SABEDORIA E HUMANIZAÇÃO DA VIDA-IV

IV-A SABEDORIA E A QUALIDADE DAS RELAÇÕES

Aos que têm pressa em ver o resultado do seu trabalho, a Sabedoria diz o seguinte: “Não avalies os teus dias pelo que colheste, mas pelo que semeaste.”

E sobre o valor da partilha diz: “Sempre que partilhamos os nossos sentimentos, as nossas riquezas e os nossos saberes tornamo-nos benfeitores da Humanidade.

As pessoas que partilham o melhor do seu ser e do seu ter crescem muito na capacidade de comungar na vida eterna.”

Sobre os que andam sempre a falar das suas preocupações, tristezas e sofrimentos, a Sabedoria diz:

“Deves sentir liberdade para partilhar as tuas dores e tristezas com os amigos. Mas sê sensato. Não andes sempre a repetir os teus sofrimentos e desilusões, pois isso cansa as pessoas.”

A respeito dos desabafos com os amigos, a Sabedoria aconselha: “Deves compreender que os amigos não são os responsáveis pela solução dos teus problemas e dificuldades.

Podem e devem ajudar. Mas se forem bons amigos nunca te substituirão”. No que se refere ao cultivo das amizades, a Sabedoria diz:

“Não esperes que uma pessoa seja muito tua amiga se não fores muito amiga dela.” Depois acrescenta: “Quando os amigos partilham sentimentos e experiências pessoais, a confiança fortalece-se.”

A propósito da lealdade entre os amigos, a Sabedoria diz o seguinte: “Os amigos são capazes de dizer “não” e continuar amigos.

O verdadeiro amigo é capaz de ver os defeitos do outro e, apesar disso, aceitá-lo. Quando as pessoas se unem por laços fortes de amizade, a comunicação é fiel e verdadeira.

A amizade começa a deteriorar-se quando acaba o respeito mútuo. Os bons amigos sabem e gostam de brincar, mas nunca vão além daquilo que o senso comum aconselha.”

A respeito da importância das relações humanas e da comunicação, a Sabedoria ensina: “É mais importante comunicar do que ter bons meios de comunicação.

O aperfeiçoamento dos meios de comunicação fez aumentar a solidão no mundo. Isto quer dizer que a evolução dos meios de comunicação não provocou um salto de qualidade nas relações entre as pessoas.”

Em Comunhão Convosco

Calmeiro Matias

Sem comentários: