quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

DAR-SE É POSSUIR-SE-I




I-CHAMADOS A SER DOM

Nascemos talhados para amar e ser dom. De facto, ninguém se pode realizar sozinho. É verdade que ninguém nos pode substituir na tarefa da nossa realização pessoal.

Os outros são mediações para Deus nos colocar na existência. Isto quer dizer que as pessoas são dons de Deus umas para as outras.

Mas como Deus não manipula os seres humanos, as pessoas são para nós dons em possibilidade e vice-versa.

Isto quer dizer que podemos concretizar ou não as possibilidades que temos para ajudar os outros a ser.

Deus chama-nos e convida-nos a ser dom para os outros, mas nunca se nos impõe. Na verdade, Deus é amor e o amor propõe-se, mas nunca se impõe.

Deus concede-nos os seus dons sempre em forma de possibilidades. Esta é a única maneira de o ser humano poder aceitar ou não os dons de Deus.

Se a pessoa não tivesse a possibilidade de aceitar ou não os dons de Deus, estes não seriam dons, mas imposições.

Uma vez que os dons de Deus nos são oferecidos em forma de possibilidades ou talentos, a maneira de os aceitarmos é fazê-los render.

No fim da vida não seremos julgados pelo número de talentos que tivemos, mas sim pela facto de os termos feito render ou não, como Jesus ensina na parábola dos talentos (cf. Mt 25, 14-30).

Por outras palavras, Deus Propõe-nos os seus dons, nunca no-los impõe. Só procedendo assim, Deus cria as condições para os seres humanos se poderem realizar como pessoas livres, conscientes e responsáveis.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: