sábado, 14 de fevereiro de 2009

O AMOR DE DEUS É DIFUSIVO E INCONDICIONAL-II

II-DEUS ATINGE-NOS A PARTIR DE DENTRO

Quanto mais o amor circula e se difunde mais gera laços de união e comunhão orgânica. O amor nunca se esgota, pois é um dinamismo que se auto gera.

O sol da praia é para todos. Não é pelo facto de o Pedro se estar a bronzear que a Margarida fica privada do sol.

Mas o sol ilumina-nos e aquece-nos a partir de fora. O Espírito Santo, pelo contrário, anima-nos e conduz-nos a partir de dentro.

Na verdade, Deus é a interioridade máxima de todas as coisas. A Divindade nunca se nos comunica a partir de fora. Chega sempre a partir de dentro e comunica-se-nos pela ternura maternal do Espírito Santo.

Devido à interacção humano-divina que ele alimenta em nós, o Espírito Santo faz que Deus seja um Deus connosco.

A bíblia diz que o coração é o ponto mais nobre do nosso ser espiritual. É o ponto de emergência onde se forma o nosso jeito de ser e amar. É o centro a partir do qual são elaboradas as nossas decisões, escolhas e opções.

O coração é o núcleo da nossa vida ética. É no coração que elegemos o outro como próximo ou decidimos fazer-lhe mal.

A pureza ou impureza da pessoa humana decide-se no coração. Eis as palavras de Jesus aos discípulos: “Ouvi e procurai entender isto:

“Nada do que, de fora, entra no homem o pode tornar impuro, pois não penetra no coração, mas sim no ventre, e depois é expelido em lugar próprio.

Depois acrescentou: “O que sai do coração é que o torna impuro, pois é do interior do coração dos homens que saem as maldades” (Mc 7, 18-21).

Mas o nosso coração é também o ponto de encontro com Deus. É aí que Deus habita e nos ajuda a ser cada vez mais semelhantes a Jesus Cristo.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: