quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A LETRA QUE MATA E O ESPÍRITO QUE DÁ VIDA-II

II-A IGREJA COMO NOVO POVO DE DEUS

Os destinatários de São Lucas são os pagãos que se preparam para o baptismo ou, então, os que acabavam de entrar na Igreja.

É por esta razão que ele actua com tanto cuidado, procurando dar a impressão de que a Igreja, como obra de Deus, é uma realidade harmoniosa e planeada por Deus desde toda a eternidade.

São Lucas apresenta a Igreja como o Novo Povo de Deus, o qual se situa na continuidade do povo bíblico.

Eis a razão pela qual o evangelista faz de Jerusalém o centro a partir do qual o Espírito Santo actua.

Por outras palavras, a fim de colocar a Igreja na coisas de modo a que as grandes intervenções do Espírito estejam ligadas a Jerusalém:

“No decurso de uma refeição que Jesus partilhava com eles, o Senhor ressuscitado ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem lá o prometido do Pai.

Na verdade, vós ouvistes-me afirmar que João baptizava com água, mas vós sereis baptizados no Espírito Santo” (Act 1, 4-5).

De facto, São Lucas preocupa-se por fazer coincidir a comunicação do Espírito e a difusão da Igreja a partir de Jerusalém:

“Vós ides receber a força do Espírito Santo que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, na Judeia, na Samaria e até aos confins do mundo” (Act 1, 8).

Como vemos, o evangelista elabora os seus relatos de modo a fazer de Jerusalém o ponto de partida da evangelização do mundo.

Os outros evangelistas não vêem as coisas deste modo. No evangelho de São Mateus Jesus ressuscitado faz o envio a partir de da Galileia:

O anjo apareceu às mulheres junto ao sepulcro e anuncia-lhes a ressurreição de Jesus. Um poucomais à frente é o próprio Jesus que lhes aparece e pede-lhes para comunicarem aos apóstolos que se dirijam para a Galileia, pois lá o Senhor lhes aparecerá:

“Jesus disse às mulheres: “Não temais. Ide anunciar aos meus irmãos que partam para a Galileia. Lá me verão” (Mt 28, 10).

Os discípulos vão ao sítio que Jesus tinha indicado às mulheres e aí Jesus os envia para a grande tarefa da evangelização do mundo:

“Os onze discípulos partiram para a Galileia para o monte que Jesus lhes tinha indicado.
Quando o viram, adoraram-no. Alguns, no entanto, ainda duvidavam.

Aproximando-se deles Jesus disse-lhes: “foi-me dado todo o poder no Céu e na Terra. Ide, pois, e fazei discípulos de todos os povos, baptizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Ensinai-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. Podeis estar certos de que eu estarei convosco até ao fim dos tempos” (Mt 28, 18-20).

Em Comunhãoconvosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: