quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

DAR-SE É POSSUIR-SE-IV

IV-GESTOS DE AMOR E DOAÇÃO

Eis alguns gestos significativos que nos ajudam a ser dom para os outros:

A amizade: A amizade acontece quando duas ou mais pessoas se encontram e decidem ser dom umas para as outras.

Os amigos são dons recebidos e dons oferecidos. Quando as pessoas aceitam ser dom umas para as outras, acontece a comunhão, dinâmica que conduz o amo à plenitude.

A amizade é um dos maiores remédios para combater a doença da solidão. Com efeito, o amor dos amigos faz que gostemos mais de nós.

É preciso ser humilde para merecer ter amigos. As pessoas que estão sempre a julgar-se mais que os outros pretendem ser mais que os outros ou estar acima deles nunca chegarão a ter verdadeiros amigos.

Os verdadeiros amigos querem o melhor para os seus amigos, por isso são capazes de os elogiar, mas também de lhes dizer verdades que não são agradáveis, a fim de os ajudar a crescer como pessoas.

No entanto, o verdadeiro amigo aceita os amigos assim como são. Atenção aos outros: Vivemos num mundo cheio de solidão.

Dar atenção a uma pessoa é como dar de comer a uma criança que não se pode alimentar por si.

De facto, a pessoa não é capaz de sair sozinha da solidão. Os outros são uma mediação indispensável para a cura da solidão.

Dando atenção à pessoa do outro, escutando-a, compreendendo-a, aceitando-a como é sem fazer juízos de valor, estamos a possibilitar a libertação da sua solidão e a possibilitar a sua alegria e felicidade.

Amabilidade: é uma das formas mais simpáticas de viver o amor. Um gesto amável ou uma palavra amiga ajuda o outro a sentir-se aceite e válido.

Mostrar simpatia por uma pessoa é aumentar as suas possibilidades de integração e realização social.

Na verdade, a pessoa não é capaz de gostar de si, antes de alguém ter gostado dela. Construímo-nos em relações com os outros e encontramos a nossa plenitude na comunhão com eles.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: