sábado, 21 de março de 2009

O CONHECIMENTO DE DEUS COMO DOM-II


II-O AMOR A DEUS E AOS IRMÃOS ESTÃO UNIDOS

São João não separa o amor de Deus do amor aos irmãos: Nós recebemos de Jesus este mandamento: quem ama a Deus, ame também o seu irmão” (1 Jo 4, 20-21).

São Paulo vai nesta mesma linha fazendo do amor a lente adequada para conhecermos a Deus.

Ele diz que a pessoa que ama a Deus é conhecida pelo próprio Deus, no sentido bíblico de
constituir uma interacção amorosa e fecunda:

“ Mas aquele que ama a Deus é conhecido e amado por ele (1 Cor 8, 3). São Paulo diz que o conhecimento de Deus não é uma coisa de ciência humana.

Na verdade, diz a Primeira Carta aos Coríntios, “a ciência incha, mas o amor edifica” (1 Cor 8, 1).

Só pelo amor se pode chegar ao verdadeiro conhecimento de Deus: O amor humano é optimizado pelo amor divino. Isto significa que o princípio animador da comunhão com Deus e os irmãos é o Espírito Santo.

“Na verdade, nós permanecemos em Deus e ele em nós, pois ele fez-nos participar do Espírito Santo” (1 Jo 4, 13).

São Paulo vai nesta mesma linha ao afirmar que ninguém pode conhecer e saborear o mistério de Cristo ressuscitado a não ser pelo Espírito Santo:

“Ninguém é capaz de Dizer: “Cristo é o Senhor ressuscitado” a não ser pelo Espírito Santo” (1 Cor 12, 3).

Conhecer Cristo é fazer com ele uma união orgânica. É este o sentido profundo da Eucaristia mediante a qual nos alimentamos do corpo e sangue de Cristo (Jo 6, 54-57).

Com efeito, a comunhão na Eucaristia é um momento privilegiado para o crente fortalecer este conhecimento de Cristo.

Comer a carne de Cristo ressuscitado e beber o seu sangue significa unir-se a ele mediante o Espírito Santo, explicita o evangelho de São João (Jo 6, 62-63).

São Paulo diz que a comunhão do pão da Eucaristia significa fazer parte do Corpo de Cristo ressuscitado:

“Comemos um só pão porque formamos um só Corpo (1 Cor 10, 17). O evangelho de São João diz que Cristo é a cepa da videira e nós somos os ramos.

Os ramos só podem viver e dar fruto se estiverem unidos à cepa: “Permanecei em mim que eu permaneço em vós. Tal como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, mas só permanecendo na videira, assim acontecerá convosco, se não permanecerdes em mim.

Eu sou a videira e vós sois os ramos. Quem permanece em mim e eu e eu nele, esse dá muito fruto, pois, sem mim, nada podeis fazer.” (Jo 15, 4-5).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: